A Seleção Oficial do Festival de Cannes foi anunciada hoje, na conferência de imprensa anual, transmitida em direto nos seus canais do Youtube e DailyMotion.

Pierre Lescure, presidente do festival, e Thierry Frémaux, delegado geral do mesmo, encontraram-se com a imprensa nacional e internacional para apresentarem todos os filmes que irão fazer parte da 70.ª edição do famoso festival.

O filme que servirá de abertura a Cannes, que começa dia 17 do mês de maio, será Les fantômes d’Ismaël, realizado por Arnaud Desplechin. A longa metragem francesa, protagonizada por Marion Cottilard, aborda a vida de um realizador embarcado num novo projeto, mas cujo trajeto é interrompido pelo regresso de um antigo amor.

Entre os 18 filmes em competição, François Ozon, Sofia Coppola, Todd Haynes e Yorgos Lanthimos são os nomes mais sonantes, ao lado de uma lista variada em nacionalidades e projetos.

O realizador russo Andrey Zvyagintsev regressa ao festival depois de vencer, em 2014, o melhor argumento com Leviatã. Zvyagintsev volta a abordar uma situação familiar de perda e fragilidade com Loveless, a história de um rapaz perdido durante uma discussão dos pais.

‘Loveless’ é o filme em competição por Andrey Zvyagintsev.

Depois de cinco anos afastado da seleção, Sang-soo Hong (Sítio Certo, História Errada) regressa com The Day After. O outro único nome feminino em competição pertence a Lynne Ramsay (nomeada em 2011 com Temos de Falar sobre Kevin), com uma longa-metragem sobre um veterano de guerra (Joaquin Phoenix) que tenta salvar uma rapariga de uma rede de tráfico: You Were Never Really Here.

Barbara, de Mathieu Amalric abrirá a secção de Un Certain Regard, que na edição passada entregou o grande prémio ao filme finlandês The Happiest Day in The Life of Olli Mäki.

Também na edição passada, Capitão Fantástico venceu o prémio de realização, na mesma secção.

Lê também: Capitão Fantástico: uma crítica utópica à sociedade moderna

Fora da competição, o destaque vai para o documentário da belga Agnès Varda, Visages, Villages. O documentário tem a participação do artista francês JR, nesta que é uma viagem de encontros aleatórios numa rota longe das grandes vilas de França.

Esta edição tem ainda quatro eventos dedicados à comemoração das 70 edições de Cannes, com destaque para a estreia do regresso de Twin Peaks, de David Lynch.

O festival acontece entre os dias 17 e 28 de maio e podes ver aqui todos os nomeados deste ano.