Esta quinta-feira é marcada pela estreia de um total de onze filmes nas salas de cinema de Portugal: inicia-se o ciclo dedicado a Kenji Mizoguchi, estreia um filme que esteve perto de ser nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na mais recente edição dos Oscars e começa também a época dos blockbusters de verão, com a estreia do oitavo filme da saga Velocidade Furiosa.

Contos da Lua Vaga

Kenji Mizoguchi é reconhecido com um dos três mestres do cinema japonês e Contos da Lua Vaga (Ugetsu ou Ugetsu Monogatari) é um dos melhores exemplos da sua genialidade. Vencedor de dois prémios na 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, Contos da Lua Vaga é a história de um fantasma, mas é também muito mais que isso: é a história de dois casais separados pela guerra e pela ambição; é uma história sobre amor, família e ética; é o retrato das Guerras Civis Japonesas do século XVI.

Contos da Lua Vaga faz parte do ciclo dedicado ao realizador japonês promovido pela Medeia Filmes e estará em exibição exclusiva no Espaço Nimas. Podes ver as sessões do filme aqui.

Outras Estreias

Paraíso

Paraíso é um drama de 130 minutos realizado por Andrei Konchalovsky, irmão de Nikita Mikhalkov e antigo colaborador de Andrei Tarkovski. Foi o filme escolhido para representar a Rússia na corrida ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano e chegou mesmo à lista dos nove filmes considerados para nomeações, mas falhou em chegar aos cinco que integraram a lista final. De título original “Рай”, esta longa-metragem foca-se em três personagens diferentes e em como os seus caminhos se cruzam durante o caos da Segunda Guerra Mundial.

Podes ver aqui as sessões deste filme que esteve nomeado para o Leão de Ouro na 73.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza e que valeu a Konchalovsky o Leão de Prata no mesmo festival.

Os Amantes Crucificados

O segundo filme a estrear esta semana que faz parte do ciclo dedicado a Kenji Mizoguchi é Os Amantes Crucificados. Este filme de 1954 retrata a rígida sociedade japonesa ao contar a história de um amor proibido e condenado entre uma mulher e o aprendiz do seu marido. Uma película nomeada para a Palm d’Or do 8.º Festival de Cannes.

Podes ver as suas sessões aqui.

Velocidade Furiosa 8

Chega também hoje o mais recente capítulo de um dos mais rentáveis franchises de Hollywood: Velocidade Furiosa 8 ou, em inglês, The Fate of the Furious. Nomes sonantes como Vin Diesel, The Rock, Jason Statham e Kurt Russel regressam neste filme que adiciona ao seu elenco Charlize Theron, cuja personagem vai levar Dom a fazer o impensável e trair a sua família.

Podes ver aqui as sessões deste filme.

A Mulher de Quem se Fala

A Mulher de Quem se Fala é o último filme do ciclo Kenji Mizoguchi a estrear neste dia 13 de abril. Nos seus 83 minutos de duração apresenta ao espectador Hatsuko – proprietária de uma casa de geishas – e a sua filha Yukiko. O conflito começa quando as duas mulheres se apaixonam pelo mesmo homem e, por isso, se vêm obrigadas a enfrentar os problemas existentes entre ambas.

aqui as sessões deste filme de 1954, agora em exibição exclusiva no Espaço Nimas.

Juventude

Um filme produzido pelo português Paulo Branco, Juventude é baseado no livro de mesmo nome (Youth) escrito por Joseph Conrad. Assim, a longa-metragem realizada pelo francês Julien Samani retrata a primeira viagem de barco de Zico, um jovem que sonha ser marinheiro. No entanto, esta viagem vai mostrar estar longe daquilo que o rapaz de 20 anos sonhava.

Podes ver as sessões deste filme aqui.

Ali e Nino, uma História de Amor

Ali (Adam Bakri) é um aristocrata muçulmano e Nino (María Valverde) uma princesa Georgiana. A história trágica de ambos decorre durante a Primeira Guerra Mundial, o que colocará uma questão a Ali: deverá ele lutar pelo seu amor ou pelos seu país? Podes ver aqui as sessões desta longa-metragem baseada no livro best-seller de mesmo nome e realizada por Asif Kapadia.

Dalida

Dalida é um filme inspirado em Yolanda Cristina Gigliotti, cantora que ganhou a sua fama durante os anos 60 ao cantar em mais de dez línguas, tais como Italiano, Francês, Alemão, Árabe e Hebraico. Dalida foi uma verdadeira estrela e o seu impacto e sucesso tremendos: vendeu mais de 170 milhões de discos e foi a primeira artista a receber um disco de platina e de diamante. Se estiveres interessando em saber mais sobre este ícone da música podes ver aqui as sessões desta película.

https://www.youtube.com/watch?v=iXcV2Ufjjlk

The Boss Baby

Uma animação da Dreamworks, The Boss Baby é um filme sobre um bebé que consegue falar e que está numa missão para derrubar cães, visto que estes animais são a principal razão para os bebés receberem menos amor. Para o conseguir, terá de ser ajudado pelo seu irmão de sete anos, mas a relação de ambos é tudo menos boa. Vê aqui as sessões.

Se Deus Quiser

Uma comédia italiana, Se Dio Vuole apresenta o que acontece quando um médico ateu (Marco Giallini) descobre que o seu filho abandonou o curso de medicina para se tornar padre, tudo por influência de um outro chamado Pietro (Alessandro Gassman). Clica aqui para veres as sessões deste filme.

Jacinta

Jacinta é a adaptação cinematográfica das aparições de Fátima aos três pastorinhos. No entanto, o filme destaca a figura de Jacinta e pretende mostrar as consequências que as aparições tiveram na sua vida, assim como na de Lúcia, de Francisco e de todos aqueles que os conheciam. O filme será transmitido pela TVI em maio no formato de mini-série, mas se o quiseres ver mais cedo podes verificar as suas sessões aqui.