Se alguns já desconfiavam que esta poderia ser a última temporada de Once Upon a Time, o novo episódio parece ter confirmado tal teoria. E com tanta coisa que aconteceu, esse pormenor até parece ter passado um pouco ao lado. A estreia desta semana foi Mother’s Little Helper, no canal ABC, a 9 de abril.

No mundo da Fada Negra

Abrimos o episódio com a chegada da Fada Negra (Jaime Murray) ao seu “mundo de prisão”, com um Gideon recém-nascido nos braços. Este mundo parece não ter um nome ainda definido mas vamos ignorar esse pormenor.

Durante anos, Gideon (Giles Matthey) foi torturado às mãos da sua mentora, chegando até a acreditar que a Fada é a sua verdadeira mãe. A vilã deu-lhe a volta à cabeça de tal forma, matando um dos seus melhores amigos à frente dos seus olhos e fazendo-o acreditar que o sangue de herói não lhe corre nas veias. De modo a ganhar a sua eterna lealdade, a Fada chega até a arrancar o coração de Gideon para que ele obedeça a todas as suas ordens.

Num só episódio, já conseguimos perceber que esta Fada não é como todas as outras a que estamos habituados e aproveito para dizer que Murray desempenhou o papel de forma fenomenal.Once Upon a Time

Na Floresta Encantada

O nosso pirata favorito, Hook (Colin O’Donoghue), continua preso longe de casa e decide agora contactar o Barba Negra (Charles Mesure) com um simples acordo: o seu navio Jolly Roger em troca de um feijão mágico que abra um portal de volta para casa. A questão é que o navio está, também ele, em casa.

A dupla vê-se obrigada a utilizar o feijão e acaba por ir parar, nada mais nada menos, do que à Terra do Nunca – um sítio que não visitávamos desde a terceira temporada! Quando ambos começam a ser perseguidos por um grupo de Lost Boys, o Barba Negra imobiliza Hook e decide escapar sozinho, abandonando-o.

Embora o Barba Negra seja sempre uma adição interessante à série, continuo sem perceber a razão de viajar para tantos sítios diferentes. Em dois episódios, Hook foi de Storybrooke para a Floresta, depois para Agrabah e agora para a Terra do Nunca. Não seria mais fácil mandá-lo de volta para casa de uma vez por todas!?Once Upon a Time

Em Storybrooke

A saga de Storybrooke começa logo com grandes revelações: Gold (Robert Carlyle) admite que a Fada Negra é sua mãe e explica que ela própria é a origem de todo o mal, tendo sido também ela a criadora da Maldição Negra que afetou os protagonistas na primeira temporada. Para quem não tenha percebido, ela é mesmo muito má.

Emma (Jennifer Morrison) concorda em ajudar Gideon a derrotar a inimiga, em troca do regresso de Hook e da espada que quase a matou. A dupla vai até à Mansão do Feiticeiro com o objetivo de abrir um portal, mas acabam por se deparar com a aparição de uma aranha gigante que está definitivamente decidida em matá-los.

Gideon decide trair Emma e prendê-la e, à medida que esta fica sem respiração ao ser encurralada pela aranha, Gideon aproveita a situação para abrir lentamente o portal que trará a Fada Negra para este mundo. Com sorte, Gold aparece mesmo a tempo de salvar o dia, libertando Emma e fechando o portal. Quem diria que iria chegar o dia em que Gold, um dos melhores vilões da série, salvaria Emma da morte?Once Upon a Time

Claro que, nesta série, as boas notícias duram pouco tempo. Ao que parece, o portal ficou aberto tempo suficiente e a Fada Negra conseguiu efetivamente fazer a transição. Visto que ela ainda controla o coração de Gideon, mãe e filho (ou avó e filho?) preparam-se agora para lançar o verdadeiro terror sobre a cidade.

Enquanto isso, após Henry (Jared S. Gilmore) ter um ataque de epilepsia ao usar a sua Pena de Autor, Regina (Lana Parrilla) decide contactar a melhor fonte sobre o assunto: o Autor anterior, Isaac (Patrick Fischler).

Isaac continuava preso até ao momento mas exige a sua liberdade e só então prestará explicações. Antes de fugir para Nova Iorque, ele mostra que as últimas páginas do livro “Era Uma Vez” estão em branco, o que significa que o último capítulo está prestes a ser escrito, daí a pressão que Henry começa agora a sentir.

O primeiro episódio da série ditou que a Salvadora iria quebrar a maldição em Storybrooke e, eventualmente, lutar na Batalha Final. Isaac explica agora que o último capítulo consiste, exatamente, nessa mesma batalha. Tendo em conta que a Fada Negra parece ser a maior ameaça que a série alguma vez criou, tudo leva a crer que este último capítulo equivale ao fim da própria série. Se for tão bom que este episódio, contudo, eu não me queixo!

NOTA: 8/10