As apps de fotografia são das mais populares para plataformas móveis. Elas são uma excelente forma de partilharmos momentos com os nossos contactos e de registarmos alguns dos acontecimentos da nossa vida.

O Instagram, VSCO e Snapseed estão entre as apps mais instaladas e são, inclusive, algumas das preferidas da nossa equipa. Neste artigo, apresentamos-te três aplicações, para a plataforma Android, menos conhecidas mas com funcionalidades que em nada ficam a dever às mais utilizadas.

Open Camera

Esta aplicação está repleta de funcionalidades que te vão ajudar a tirar melhores fotografias. Ela integra um sistema de estabilização; controlo de contraste, ISO, focagem, deteção de rosto e compensação de exposição; contagem decrescente para fotografar; modo HDR (High Dinamic Range); focagem manual; gravação em formato RAW; geolocalização; diferentes grelhas para alinhamento de imagem; e disposição das opções para utilizadores destros e canhotos.

Algumas das funcionalidades da Open Camera, como a gravação em RAW, só estão disponíveis nalguns equipamentos. Tudo depende da câmara e da versão de Android utilizada.

Hypocam

Se gostas de fotografia a preto e branco, a app Hypocam é obrigatória. Para além do base, como controlo de brilho e contraste, também inclui grelhas para facilitar o alinhamento e a possibilidade de isolar um canal de cor. Esta última é especialmente útil para dar um look diferente à fotografia.

Google Photos

Esta aplicação não serve apenas para guardar fotografias. Ela inclui também filtros, alinhamento automático das fotos gravadas, e controlos manuais versáteis para brilho, cor, contraste e luminosidade. A Google Photos é a minha app preferida para editar imagens.

Quais as tuas apps preferidas?

Conheces alguma aplicação menos popular para tirar fotografias? Partilha-a connosco nos comentários.