O vencedor do concurso O Melhor Pastel de Nata,  organizado pelo Peixe em Lisboa, foi a Padaria O Pãozinho das Marias, da Ericeira. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, a Patyanne e o Mercado de Peixe.

É na Padaria O Pãozinho das Marias, na Ericeira, que se encontra o melhor pastel de nata da região de Lisboa.  Em segundo e terceiro lugar, de entre os 12 finalistas, ficaram a Pastelaria Patyanne, na Castanheira do Ribatejo, e o Restaurante Mercado do Peixe, em Lisboa.

A decisão foi tomada, esta quarta-feira, na final do concurso O Melhor Pastel de Nata. Os resultados foram divulgados quase de imediato numa cerimónia no Pavilhão Carlos Lopes, onde está a decorrer, até 9 de abril, o festival gastronómico O Peixe em Lisboa.

Entre os concorrentes para melhor pastel de natal estavam: a Fim de Século (Benfica; vencedora em 2016), a pastelaria Batalha (Venda do Pinheiro; terceira classificada no ano passado), a Bonjour (Cascais), a Bijou do Calhariz (Lisboa), a Pastelaria Aloma (Lisboa), a Fábrica da Nata (Lisboa), a Polo Norte (Mafra), a Casinha do Pão (Lisboa) e a Santa Coina (Coina).

O júri da competição era composto por Virgílio Nogueiro Gomes (gastrónomo), Domingos Soares Franco (enólogo), Cristina Briz (jornalista), Isabel Zibaia Rafael (blogger) e Carlos Braz Lopes (criador do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo).

Em 2017, concorreram 26 estabelecimentos cada um com o seu pastel de nata de fabrico próprio. Os nove finalistas estavam localizados entre Setúbal e Mafra. As três pastelarias do pódio de 2016 ficam, automaticamente, entre as finalistas.

As vencedoras dos últimos cinco anos foram: a Fim de Século (2016), a Aloma (2015, 2013 e 2012) e a Alcôa (2014).

Sobre o Peixe em Lisboa –  o festival que elegeu o melhor pastel de nata

Esta é já a 10.ª edição do Peixe em Lisboa. O festival gastronómico é organizado pela Associação Turismo de Lisboa (ATL) e tem como objetivo apostar nos peixes e mariscos portugueses.

O Peixe em Lisboa está dividido em três vertentes: apresentações em auditório de conceituados chefes portugueses e estrangeiros; alguns dos melhores restaurantes da região de Lisboa que propõem uma grande diversidade de pratos à base de peixe e mariscos e ainda um mercado gourmet.

O evento está a decorrer desde 30 de março até 9 de abril no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa.