No dia 6 de abril comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física. A ideia é combater o sedentarismo e promover um estilo de vida saudável, através de uma alimentação cuidada e da prática regular de exercício físico.

Assim, apresentamos-te as melhores apps de fitness e saúde que deves instalar no teu smartphone para te manteres são e em forma. Olha que o verão está mesmo aí à porta.

Sleep Cycle

apps de fitness

O primeiro passo para um estilo de vida mais saudável é procurar ter um sono equilibrado e completo. A aplicação Sleep Cycle ajuda-nos a gerir e a compreender que, todas as noites, o corpo humano passa por diferentes fases do sono, começando pela fase mais leve, quando inicialmente adormecemos, seguida de fases de sono mais profundas.

O objetivo desta app é analisar o ciclo de sono de cada um, registando todos os sinais do corpo durante a noite, de maneira a acordar o utilizador muito tempo antes do alarme programado, e numa altura em que o corpo se encontra numa fase de sono leve.
A aplicação é gratuita e encontra-se disponível para Android e iOS.

Lifesum

apps de fitness

Adotar um estilo de vida saudável não se trata apenas de praticar exercício físico. É necessário ter atenção ao nível de calorias ingeridas e tomar decisões alimentares consoante o plano de treino em vigor.

É com esta ideia em mente que a Lifesum serve como uma espécie de bloco de notas dos teus hábitos diários. Após instalada no teu smartphone, esta app ajudar-te-á a gerir os teus objetivos, monitorizando os alimentos que ingeres, e respetiva carga calórica, de maneira a tomares decisões acertadas, e informadas, consoante o teu objetivo final.

Uma das funcionalidades de destaque da aplicação é a capacidade de fornecer ao utilizador os valores nutricionais e calóricos de um determinado produto, após o scan do código QR, com a câmara fotográfica do equipamento.

A aplicação é gratuita e encontra-se disponível para Android e iOS.

Runtastic

apps de fitness

Se já tens o teu sono em dia e as calorias controladas, está na altura de aumentares a parada e começares a pensar num plano de treino. E se gostas de correr, nada melhor que a Runtastic, uma aplicação de monitorização de corrida com suporte para utilização de geo-localização.

A app oferece ao utilizador uma listagem detalhada dos registos de velocidade, tempo e distância das corridas, bem como o histórico de treinos anteriores para uma posterior comparação. Além disso, existe ainda a possibilidade de pausar um treino para que, durante o período de descanso, não sejam registados quaisquer valores de tempo e distância.

Destacam-se as funcionalidade Power Song e Story Running, durante as quais o utilizador poderá ouvir as suas músicas ou histórias preferidas, respetivamente.

A aplicação é gratuita (com funcionalidades pagas) e encontra-se disponível para Android e iOS.

Strong

apps de fitness

Se a tua praia é mais o levantamento de pesos e não a corrida, a Strong será a tua melhor amiga para os próximos tempos.

Com esta aplicação poderás registar todo o teu processo consoante as várias categorias de músculos que desejas trabalhar durante o treino. Além disso, a app oferece ainda uma interface gráfica intuitiva dando-te uma visão ampla do teu progresso e ainda sugestões de sets de treinos para atingires a meta desejada.

A aplicação é gratuita e encontra-se disponível apenas para iOS. Para Android está disponível uma aplicação semelhante, também gratuita, chamada StrongLifts 5×5 Workout.

Daily Yoga

apps de fitness

O ioga tem vindo a ser adotado por várias pessoas um pouco por todo o mundo como um exercício fundamental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

A aplicação Daily Yoga permite-te o acesso a inúmeros exercícios e aulas de ioga, com direito a vídeos explicativos, sem que tenhas de te inscrever em aulas ou ginásios próprios. Poderás, assim, praticar na tranquilidade do teu lar e ainda incentivar a tua família e amigos a participar. A app apresenta uma interface gráfica muito clean e intuitiva, permitindo-te acompanhar o teu progresso gradual.

A aplicação é gratuita e encontra-se disponível para Android e iOS.

30 Day Squats Challenge

Esta aplicação permite criar um plano de treino de 30 dias ininterruptos, em que terás de efetuar um número específico de exercícios de squats. A intensidade irá, naturalmente, sendo aumentada gradualmente.

No último dia de treino será apresentado um gráfico detalhado com a tua performance e a app oferecerá sugestões de novos treinos posteriores como complemento. Os desafios de 30 dias são cada vez mais populares e, agora, estão apenas à distância de um download.

A aplicação é gratuita e encontra-se disponível para Android e iOS.

Headspace

apps de fitness

Para um corpo são, é necessária uma mente sã. A app Headspace é perfeita para quem deseja cuidar da mente e começar a dar os primeiros passos no mundo da meditação. A aplicação oferece, para iniciantes, um treino de dez dias com pequenos exercícios de dez minutos.

Durante os exercícios de meditação, que se recomendam que sejam feitos com auscultadores nos ouvidos, ouve-se uma voz que nos vai guiando durante todo o processo e nos vai informando como proceder. Além disso, existem também outros exercícios soltos que poderás realizar consoante o teu objetivo.

A aplicação é gratuita (embora existam exercícios pagos) e encontra-se disponível para Android e iOS.

WaterMinder

apps de fitness

Além da prática habitual de exercício físico, uma das componentes fundamentais para atingir um estilo de vida saudável é o consumo regular de água. Em média, estima-se que o recomendável para um indivíduo adulto seja a ingestão de, pelo menos, três litros de água por dia. Sabe-se, no entanto, que este valor pode variar consoante o peso e a altura.

A aplicação WaterMinder permite-te registar as tuas informações biométricas e após introduzidos os teus dados, irá sugerir-te o número de litros de água que deves ingerir diariamente. Todos os dias, a aplicação notificar-te-á de hora a hora para que bebas água e registes na aplicação até atingires o objetivo diário.

A aplicação é gratuita para AndroidPara iOS, a aplicação tem o valor de 1,99 euros.