O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Pepsi

O mundo prefere Coca-Cola: anúncio da Pepsi é cancelado depois de críticas

A Pepsi lançou, na quarta-feira (5), um anúncio com a modelo e estrela de reality tv Kendall Jenner. Menos de 24 horas depois do lançamento do vídeo, a marca escolheu retirá-lo como reação aos protestos que causou.

A Pepsi estava a tentar projetar uma mensagem global de união, paz e compreensão”, escreveu a gigante dos refrigerantes num comunicado. “Claramente, falhámos o objetivo e pedimos desculpa. Não foi nossa intenção menosprezar nenhum assunto sério. Estamos a remover o conteúdo e vamos cessar qualquer publicação adicional. Lamentamos igualmente termos colocado Kendall Jenner nesta posição.

No vídeo de dois minutos, Jenner surge a posar para uma sessão fotográfica, enquanto na rua se junta uma multidão em protesto pacífico. No momento seguinte, a modelo arranca a peruca loira, limpa a maquilhagem e agarra uma lata de Pepsi, que depois oferece a um dos polícias responsáveis por controlar os manifestantes.

O final do spot publicitário criou uma manifestação nas redes sociais pior que aquela que tentou representar no filme. Entre os utilizadores, houve alguns que criticaram o vídeo por retirar a importância a movimentos sociais importantes e reduzi-los a uma marcha para tirar fotografias.

Outros viram o momento em que Jenner entrega a lata de gasosa ao oficial da polícia como uma apropriação da imagem icónica de Ieshia Evans, a ativista do movimento Black Lives Matter, quando foi presa durante um protesto em Baton Rouge.

Pepsi
A fotografia capturada por Jonathan Bachman, para a Reuters, foi uma das vencedoras do concurso World Press Photo de 2017.

Na página do Facebook da PepsiCo, foram vários os utilizadores que fizeram pouco da situação e afirmaram que irão trocar o seu refrigerante pela concorrente Coca-Cola. Houve também quem ameaçasse fazer um boicote total à empresa. Entre as diversas marcas da PepsiCo estão os aperitivos Cheetos, Doritos Ruffles e a bebida 7 Up.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.