O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
48hfp-logo

48 Hour Film Project – Mais ação, menos conversa

O 48 Hour Film Project chega a Lisboa em junho e com ele vem um desafio: escrever, filmar e montar uma curta-metragem em apenas 48 horas. Parece impossível, mas não é. Prepara-te para saber tudo sobre este evento que prova que a criatividade não tem limites.

O festival

O 48 Hour Film Project teve a sua origem no ano de 2001, nos Estados Unidos da América. Mark Ruppert e Liz Langston já estavam habituados a realizar curtas-metragens quando decidiram fazer uma em apenas dois dias. A experiência foi extraordinária e da mesma surgiu então a ideia de criar o 48HFP.

Até hoje já foram feitos mais de 30 mil pequenos filmes por quase 400 mil participantes em mais de 900 competições. Este ano são 148 as cidades que recebem este evento global e uma delas é a capital portuguesa.

Como funciona?

Em Lisboa, o 48 Hour Film Project decorre entre os dias 2 e 4 de junho e cada grupo inscrito terá apenas estes dois dias para desenvolver todo o processo de criação do filme. A curta-metragem deve ter entre quatro e sete minutos e o seu género é sorteado no primeiro dia da competição (Kick-Off). Após o Drop-Off (data de entrega do filme) é apenas esperar aproximadamente uma semana pela sessão de estreia de todas as películas numa sala de cinema lisboeta.

Ao filme que conquiste o prémio local de Melhor Filme, é dada uma licença do programa Software Movie Magic Screenwriter 6 e entrará em competição no Filmapalooza 2018, onde será exibida com os restantes vencedores locais do resto do mundo. Na mais recente edição deste festival, a curta-metragem Take Away – vencedora do Melhor Filme do 48HFP Lisboa 2016 – foi nomeada para Melhor Fotografia e recebeu uma Menção Honrosa para Melhor Edição.

Mas isto não é tudo. Os projetos que ficarem entre os melhores do Filmapalooza podem ainda ter a oportunidade (e a honra) de ver o seu em exibição no Short Film Corner do conceituado Festival de Cannes.

Inscrições

As inscrições para o 48 Hour Film Project Lisboa abriram esta semana e, até dia 4 de maio, o preço de inscrição é de apenas 80 euros por grupo. Ou seja, se o grupo for de 10 pessoas, cada membro paga apenas 8 euros para passar dois dias completamente dedicados à concepção cinematográfica.

Podes inscrever-te até à data de começo da competição, mas quanto mais tempo passa mais o preço aumenta (100 euros de 4 a 21 de maio e 120 de 21 de maio a 2 de junho).

Para mais informações (tais como regras, perguntas frequentes, etc.) podes visitar o website oficial do 48 Hour Film Project Lisboa aqui e ainda visitar a página de Facebook do evento aqui.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.