14715434_1875145029386922_4600457163490471522_o

Cooperativa Rupestris: uma startup dedicada ao património natural de Vila Real

A Cooperativa Rupestris surgiu como sendo uma iniciativa da parte de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além da venda de produtos naturais (tais como ervas medicinais e aromáticas), organização de eventos de sensibilização ambiental, esta startup organiza visitas guiadas pelo Jardim Botânico da UTAD, considerado como um dos maiores jardins botânicos da Península Ibérica.

Criada em maio de 2014, por alunos da UTAD a Cooperativa Rupestris surgiu na altura como um projeto, apoiado por um docente da instituição. Os seus seis fundadores (Ana Morais, Daniel Ribeiro, João Reis, Jorge Baptista, Luís Oliveira e Luís Queirós)  tinham variadas formações na área das ciências agrárias, nomeadamente Biologia, Engenharia Agronómica, Engenharia Florestal e até Medicina Veterinária.

https://www.instagram.com/p/BMGp_Rlgnn5/?taken-by=rupestris_coop

Três anos depois, a equipa está diferente. Os criadores originais já não estão todos a cooperar com Rupestris, no entanto a popularidade da startup, atualmente sediada na incubadora de empresas da UTAD, conta com o trabalho de Daniel Ribeiro, Luís Oliveira e ainda com a participação de estudantes da instituição.

Espalha-Factos conversou com Luís Oliveira, um dos fundadores da Cooperativa Rupestris, que nos revelou em entrevista alguns dos aspetos mais importantes desta startup.

Espalha-Factos: Podem-nos falar um pouco da Rupestris?

Luís Oliveira: É um projecto criado com a ajuda do Professor Crespi da UTAD, que nos lançou o desafio de criar uma estrutura para orientar as visitas guiadas do Jardim Botânico da UTAD (JB-UTAD). A ideia foi crescendo aos poucos e incluímos a parte de produção e organização de eventos.

https://www.instagram.com/p/BMULUEXAlXU/?taken-by=rupestris_coop

Assim a Rupestris tornou-se numa Cooperativa Agrícola multissectorial, com os objectivos de divulgar e proteger o património natural de Portugal, educar e sensibilizar todos aqueles com quem contactamos para a importância da natureza e das plantas para o bem estar Humano e para toda a vida na Terra.

EF: O que vos levou a escolher a UTAD como espaço de trabalho?

LO: Como o objectivo inicial da Rupestris era ser a responsável pelas visitas guiadas ao JB-UTAD, logicamente que a UTAD seria a nossa escolha para local de trabalho.  Como referi antes, a ideia cresceu mais um bocado e fizemos uma parceria com a UTAD que permitisse que realizássemos as visitas guiadas e assim como dedicarmo-nos à produção de plantas.

EF: No geral que tipo de actividades faz esta startup?

https://www.instagram.com/p/BKoFsS9gJ69/?taken-by=rupestris_coop

LO: Somos produtores de plantas aromáticas e medicinais, infusões, realizamos actividades de educação ambiental, somos guias do JB-UTAD e organizamos workshops com temas relacionados com a natureza e outros temas como o bushcraft.

EF: Quais os produtos que vocês vendem? Que plantas são usadas para criar esses mesmos produtos?

https://www.instagram.com/p/BOPqBANglqX/?taken-by=rupestris_coop

LO: Vendemos plantas aromáticas e medicinais em vaso de plástico ou artesanais, ou em seco para temperos e infusões. Estamos a trabalhar com cerca de 35 espécies em vaso e com sete a dez aromas para temperos e infusões.

EF: Podem-me falar dos tipos de plantas que vocês produzem?

LO: Produzimos plantas aromáticas e medicinais de forma biológica, em fase de certificação, em vasos. Na nossa produção apostamos na utilização de um bom substrato para garantir que as plantas têm tudo o que necessitam para crescer bonitas e fortes, de forma a que quem compre as nossas plantas tenha um artigo que dure algum tempo no vaso e que depois permita a plantação num jardim ou vaso maior.

https://www.instagram.com/p/BOH5F7YAJJV/?taken-by=rupestris_coop

Utilizamos as plantas como produtos que têm uma longa duração e não como um produto de supermercado descartável. Temos um número  variável de espécies que vão do tomilho vulgar até às mais desconhecidas como a sálvia ananás ou o tomilho de Creta.

https://www.instagram.com/p/BNuIOfmjQNx/?taken-by=rupestris_coop

EF: Que tipo de iniciativas costumam organizar dentro do Jardim Botânico da UTAD? Que tipo de importância atribuem a este espaço verde?

LO: Somos os guias das visitas guiadas ao JB-UTAD e também utilizamos o campus para organizar workshops. É também na UTAD que se localiza a nossa área de produção e escritório.

https://www.instagram.com/p/BCFzZJPLWbw/?taken-by=rupestris_coop

Na nossa opinião o campus é uma das zonas mais bonitas de Vila Real. É excelente para, por exemplo, um passeio ao fim da tarde e apreciar umas paisagens fantásticas, em florestas e bosques ricos em biodiversidade para observar, muitas vezes desconhecidos para os habitantes da cidade e da região.

EF: Que tipos de eventos e/ou formações costumam organizar? Podem-me falar de algumas iniciativas passadas que tenham feito?

LO: Organizamos workshops para observação de aves, workshops de micologia, bushcraft e sobrevivência, sabonetes artesanais com parceria com a Ludares e Lugares, eventos de tertúlia em parceria com a Traga Mundos, entre outros.

https://www.instagram.com/p/BGywI2qLWVQ/?taken-by=rupestris_coop

EF: Que tipo de adesão notam da parte das pessoas às vossas iniciativas (sejam alunos, ou cidadãos vila realenses)?

LO: Temos uma boa adesão. As visitas guiadas são escolhidas mais por escolas e os workshops também costumam ser muito procurados. Já tivemos eventos com participantes de todo o país e de outras nacionalidades.

EF: Sentem que a Rupestris tem o sucesso que vocês desejam? Ou acham que ainda poderiam conseguir atingir novos patamares?

https://www.instagram.com/p/BBSAa7TLWTu/?taken-by=rupestris_coop

LO: Está a começar a ter o sucesso desejado, mas ainda temos muito mais para dar e para fazer antes de nos darmos por satisfeitos.

EF: O que distingue a vossa empresa de outras da vossa área de trabalho?

LO: Somos jovens e dinâmicos com vontade de trabalhar em diferentes linhas de actuação. Utilizamos o conhecimento cientifico adquirido ao longo dos nossos estudos e das parcerias que temos nos diferentes departamentos da UTAD para elevar a qualidade dos nossos produtos e para melhor informar os nossos clientes e visitantes.

https://www.instagram.com/p/BOU5NCqAtbO/?taken-by=rupestris_coop

Imagens da autoria da Cooperativa Rupestris

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Soraia Chaves é a Generala.
Crítica. ‘A Generala’: a identidade em todos os ecrãs