transferir
Fotografia: Facebook Oficial Museu Nacional dos Coches

Museu dos Coches encerra temporariamente para novo projeto

O Museu Nacional dos Coches, sediado em Lisboa, vai encerrar a 26 de abril para a instalação de um novo projeto expositivo e reabrirá as portas ao público a 19 de maio, na Noite dos Museus.

O projeto, da autoria dos arquitetos Nuno Sampaio e Paulo Mendes da Rocha, permitirá a instalação da museografia, onde será possível ler informações relativas à coleção de coches e outras peças raras lá presentes, anteriormente inexistentes.

Segundo a diretora do museu, Silvana Bessone, as obras incluirão a colocação de barreiras de proteção dos veículos, a tradução e legendagem das peças em quatro idiomas (português, inglês, francês e castelhano), e projeções multimédia com mais informação para o público visitante.

Novo Museu Nacional dos Coches | Fotografia: Diário de Notícias
Novo Museu Nacional dos Coches | Fotografia: Sábado

Devido à falta de informação que permitisse perceber e contextualizar a existência de cada veículo real, surgiu a necessidade de implementar a dita museografia.

“A instalação da museografia é  importante para o museu. É mais um passo para a conclusão do projeto”, afirmou Silvana Bessone, acrescentando que “havia muitas reclamações dos visitantes por falta de informação”.

O museu abrirá, então, no dia 19 de maio às 10:00h da manhã e ficará aberto até à meia-noite. Haverá a projeção de filmes nas enormes paredes e informação em redor dos coches e todos os acessórios e elementos relacionados com este mundo: “desde os ornamentos, as fardas e as armas e música barroca”, afirma Nuno Sampaio.

Um espólio sem limites

Antigo museu dos coches | Fotografia: A View on Cities
Antigo museu dos coches – O “Coche dos Oceanos” |Fotografia: A Guia Turística

O novo edifício do Museu Nacional dos Coches foi construído de raíz a 23 de maio de 2015, data dos 110 anos da Exposição de Veículos da Casa Real portuguesa, inaugurada pela rainha D.Amélia, mulher de D.Carlos, o rei assassinado a 1 de fevereiro de 1908.

Localizado no antigo Picadeiro Real, o museu alberga um espólio único de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX.  Entre as peças raras, o museu possui o cobiçado “Choche dos Oceanos”, veículo utilizado na famosa embaixada do rei D.João V ao papa Clemente XI.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Documentários
8 documentários sobre o problema do racismo nos EUA