galaxy note 7
Galaxy Note 7 após explosão (Fotografia)

Galaxy Note 7 afinal vai mesmo regressar, mais ou menos

A poucos dias de distância do lançamento do tão esperado Galaxy S8, o próximo smartphone da Samsung, a gigante tecnológica sul-coreana anunciou que o infame Galaxy Note 7 irá regressar ao mercado. Contrariando as suas declarações anteriores, onde admitiu não haver qualquer tipo de plano futuro que envolvesse a reparação dos inúmeros equipamentos recolhidos aos seus utilizadores.

O anúncio feito pela Samsung vem assim oficializar o início do processo de reciclagem de inúmeros Galaxy Note 7, que se divide em três simples partes: recuperação de certos componentes como módulos de câmara ou semicondutores; extração de componentes de metal com a ajuda de empresas sustentáveis; e, por fim, a comercialização dos equipamentos refurbished (renovados ou restaurados).

Lembra: Samsung Galaxy Note 7 com problemas de explosão nas baterias

Embora não existam ainda novos detalhes relativamente ao renascer das cinzas do Galaxy Note 7, indícios de que os novos equipamentos, a serem comercializados consoante as especificações e condições das operadoras e autoridades locais, virão com baterias de menor capacidade de modo a evitar situações de sobreaquecimento e explosão.

galaxy note 7
Galaxy Note 7 após explosão (Fotografia: Softpedia News)

Após ser contactada pelo The Verge, a empresa tecnológica afirmou que esta mudança de atitude relativamente ao futuro dos equipamentos tem como único objetivo tentar minimizar o impacto ambiental causado pela destruição de mais de 4,3 milhões de smartphones recolhidos.

Lê também: Samsung desiste do Galaxy Note 7

Toda esta situação terá tido início no passado mês de fevereiro, aquando da apresentação da Samsung na Mobile World Congress, que decorreu na cidade de Barcelona, e que foi interrompida por ativistas da Greenpeace. A ação foi uma manifestação de protesto face ao silêncio da multinacional sul-coreana relativamente ao futuro dos inúmeros Galaxy Note 7 até então recolhidos.

galaxy note 7
Protesto da Greenpeace em plena MWC (Fotografia: @Batteryhq)

A organização não-governamental já reagiu no seu blog oficial ao anúncio da Samsung, defendendo e aplaudindo a iniciativa de começarem agora a ser criadas as condições necessárias para processos de reciclagem futuros de smartphones.

O Galaxy Note 7 vai mesmo voltar. Mais ou menos. É que embora a restauração de inúmeros equipamentos seja já uma garantia, a verdade é que o phablet da Samsung poderá chegar ao mercado com um outro nome totalmente diferente daquele que colocou a multinacional sul-coreana nas bocas do mundo (ainda que pelos piores motivos).

São esperadas mais informações nas próximas semanas. No entanto, sabe-se que a Samsung não disponibilizará para venda o Galaxy Note 7 nos Estados Unidos da América.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.