A rede social Facebook inicia esta semana uma fase de testes com o intuito de avaliar a possibilidade de incluir GIFs nos comentários das respetivas publicações. A notícia é avançada pelo TechCrunch.

Em declarações ao TechCrunch, fonte oficial do Facebook confirmou a realização dos testes: “Toda a gente gosta de um bom GIF e nós sabemos que as pessoas querem ser capazes de os usar nos comentários”, afirmou. Por isso, estamos prestes a testar a capacidade de adicionar GIFs aos comentários e daremos mais informações quando possível, para já, frisamos que se trata apenas de um teste.”

Numa fase inicial, esta funcionalidade estará apenas disponível para uma pequena percentagem de utilizadores do Facebook, estando a sua disseminação dependente do sucesso dos testes.

A ferramenta funcionará à semelhança do modo como é operada no Messenger: será possível aceder aos mais trendy ou pesquisar uma reação específica. No entanto, ainda não será possível fazer publicações para o feed com GIFs.

De acordo com o TechCrunch, o Facebook evitou, inicialmente, imagens em movimento no seu feed por questões de contraste estético e de alienação do resto da experiência contida no feed. Contudo, a rede social foi acolhendo funcionalidades que incorporam este tipo de imagem, tais como vídeos em autoplay ou GIFs partilhados através de um URL direto. De seguida, permitiu a partilha de GIFs apenas a páginas e spots publicitários e só em 2015 é que estas imagens animadas chegaram ao Messenger ao serviço dos utilizadores comuns.

Resta agora esperar pelo resultado final desta fase de testes para averiguar se mais um passo será dado para haver uma invasão de GIFs no Facebook.