A resposta a esta pergunta é: sim. A explicação para isso, neste caso em concreto, é bastante caricata, peculiar e surpreendente. E sim, também tem a sua quota parte de humor.

Um bug [erro] reportado à equipa do XFCE, em 2015 e com o ID #12117, pede a alteração da imagem de fundo padrão. O motivo: a quantidade de danos que estão a ser causados ao ecrã do utilizador pelo seu gato. A mensagem é a seguinte:

The defualt wallpaper is having my animal scritch all the plastic off my LED MONITOR! Can we choose a different wallpaper? I cannot expect the scratches and whu not? Let’s end the mouse games over here.

A imagem padrão [que, sim, pode ser alterada] do XFCE utiliza a mascote do projeto, um rato. A julgar pelo desenho, deve ser um Mus Musculus, também conhecido como rato-doméstico. Claro que, gato que é gato, “vê com as patas”.

Para provar a sua afirmação, o autor do bug reportado anexou uma imagem do seu gato a arranhar o ecrã, e que reproduzimos aqui.

xfce

Prova do “crime” com a imagem de fundo padrão do XFCE

O que é o XFCE?

XFCE é um ambiente gráfico para sistemas *nix (Unix e semelhantes, como Linux), conhecido por ser “leve” e bastante completo. O projeto foi criado por Olivier Fourdan em 1997 e vai atualmente na versão 4.12.

Se utilizas Windows e estás curioso em relação a este ambiente gráfico, podes dar uma vista de olhos ao Swan, uma espécie de versão não-oficial do XFCE para o sistema operativo da Microsoft. Ele não vai substituir totalmente o ambiente gráfico padrão do Windows, mas permite-te testá-lo sem teres que instalar outro sistema operativo.