Depois da Semana da Moda de Nova Iorque, o desfile, inserido no Portugal Fashion, passa pelo Centro Português de Fotografia, no Porto. Foi em espaço próprio que Katty Xiomara apresentou nesta sexta feira de manhã as propostas para a estação fria.

“A noite e o dia, a lua e o sol, o touro e a lua. Amores impossíveis, mas disassociáveis.” Esta é a história que Katty Xiomara conta na sua coleção outono/inverno 2017/2018. El toro enamorado de la luna surgiu por causa de uma música de memórias antigas da designer luso-venezuelana, que incorpora o universo misterioso da floresta e das suas criaturas.

Em saias, vestidos e capas desenha-se a narrativa. As ilustrações de luas, touros, raposas e mochos aparecem em diferentes materiais e texturas, conferindo dinamismo à coleção. Vêem-se plissados, transparências, tule, seda, veludo, neoperene e pêlo.

Mas não são apenas estes animais que dão vida à história de um touro apaixonado pela lua. As próprias cores utilizadas remetem para os elementos que a compõem. O preto e o azul da noite, os tons terra da madeira das árvores, o branco nacarado e o prata estelar da lua contam a narrativa.

Também os toureiros são evocados nesta coleção, através das calças de cintura subida, que em alguns casos se transformam em jardineiras, e de capas num dos ombros das modelos.

Os coordenados são femininos, ainda que existam peças mais estruturadas e oversized. No entanto, são efetivamente as transparências, rendas, bordados e folhos que se destacam, trazendo este lado mais romântico à coleção.

Durante o desfile esteve exposta uma tapeçaria produzida pela Desistart, uma empresa portuguesa de tapeçarias de luxo, cujo valor de venda em leilão reverterá a favor de uma instituição de solidariedade social. Esta foi criada a partir da coleção de outono/inverno da designer e incluiu as personagens da narrativa inspirada na música dos Gipsy Kings.