A RTP está a preparar uma nova série de ficção baseada em factos reais. 1986 é o nome provisório desta produção escrita por Nuno Markl, que se passa na época das eleições presidenciais desse ano.

É uma série de humor sobre o tempo das presidenciais“, esclareceu Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP1, ao site A Televisão.

De acordo com Virgílio Castelo, esta é uma série “sobre um período mais recente mas que não deixa de ser histórica“. O consultor de ficção da RTP avança que 1986será sobre as eleições presidenciais e a disputa entre Diogo Freitas do Amaral e Mário Soares“.

A data de estreia não é, para já, conhecida, mas 1986 junta-se aos vários produtos de ficção produzidos pela RTP nos últimos meses. Ministério do Tempo e Sim, Chef!, duas das séries atualmente em exibição, contam já com uma segunda temporada confirmada. Também Vidago Palace, uma das grandes apostas da RTP para 2017, chega em breve à televisão, tendo estreia marcada para 30 de março.

1986 é mais um projeto de ficção escritos por Nuno Markl para cinema e televisão. Outro exemplo é a comédia romântica Refrigerantes e Canções de Amor. O filme português estreou em 2016 nos cinemas nacionais e contou com Ivo Canelas, João Tempera, Lúcia Moniz e Victória Guerra nos principais papéis. Realizado por Luís Galvão Teles,  foi o quarto filme português mais visto no ano passado, com 11.811 espectadores em sala.