forest logo
Forest

Forest: Uma app que te ajuda a estudar

Estar concentrado é um desafio. Quando finalmente decides que é naquele momento que vais começar a estudar, encontras outro vídeo no Youtube que parece a coisa mais interessante do mundo. E se, como motivação, pudesses plantar uma árvore e ver o “fruto” do teu esforço?

A app Forest, que também existe sob forma de extensão de navegador, apela à concentração de uma maneira diferente, mas avisamos: se te distraíres, podes estar a matar a tua árvore.

Com base na técnica pomodoro, a aplicação Forest é basicamente um cronómetro. No entanto, tenta concretizar o objetivo de manter o utilizador concentrado de uma maneira mais original.

Começas com uma lista negra de sites que possam servir como fonte de distração, tais como FacebookTwitterYoutubeNetflix, entre outros. De seguida, basta ajustar o cronómetro para o tempo desejado, geralmente cerca de 25 a 30 minutos e, finalmente, estudar.

A ideia é haver, pelo menos, cerca de meia hora de concentração pura, sem distrações. Quando o tempo acaba, recomenda-se uma pausa de 5 minutos.

Uma recompensa simbólica

Forest começa com uma semente e, à medida que o tempo passa, essa semente vai ganhando forma, até se tornar numa árvore, recompensando os utilizadores com um símbolo do seu esforço. Se o utilizador não resistir e aceder a algum dos sites da sua lista negra, a árvore morre.

Após algum tempo, ficas com uma “floresta virtual”, pelo que vais desbloqueando novas árvores. Também tens acesso a certas estatísticas, de modo a ter uma melhor visão e controlo das horas de estudo realizadas por dia e por semana.

De momento, Forest está disponível para os sistemas operacionais AndroidiOS, assim como para os navegadores Google ChromeFirefox. Só resta desejar boa sorte para o estudo, esperamos que faças crescer um grande jardim.

iOS Android Chrome Firefox

Mais Artigos
Big Brother
‘Big Brother’. Cláudio e Teresa numa tragédia em três atos