Tchaikovski
Fonte: página oficial CNB no facebook

‘A Perna Esquerda de Tchaikovski’ de regresso ao palco do Teatro Camões

A Perna Esquerda de Tchaikovski está em cena no Teatro Camões, em Lisboa, desde a passada quinta-feira. Com interpretação de Barbora Hruskova, bailarina da Companhia Nacional de Bailado, podes assistir até dia 2 de abril.

Com estreia absoluta em fevereiro de 2015, o espetáculo consiste no “momento definitivo dum corpo que está prestes a abandonar a dança”.

Desafio lançado por Luísa Taveira, antiga diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, A Perna Esquerda de Tchaikovski é um espetáculo baseado na vida de Barbora Hruskova, “uma bailarina que chega ao fim da sua carreira”.

Um espetáculo sobre aquilo que está por trás de ‘fazer espetáculos’

Aos 42 anos e com uma lesão na perna, Barbora teve de se despedir dos palcos.

Por essa razão, este espetáculo quer “mostrar aquilo que a dança clássica obsessivamente esconde: o trabalho infernal por trás da beleza etérea do ballet. A disciplina militar, a dedicação que é quase devoção, a compulsiva busca da perfeição, as privações, a constante autocrítica. E sim, o prazer. Mas o prazer que resulta da escalada extenuante a cumes inacessíveis.”

A direção e a encenação couberam a Tiago Rodrigues e a música é de Mário Laginha, que acompanha a bailarina ao piano.

Fonte: divulgação

O espetáculo pode ser visto no Teatro Camões esta sexta-feira e no próximo dia 31, às 21h. Nos dias 25 de março e 1 abril a sessão começará às 18h30, enquanto que nos dias 26 de março e 2 abril será às 16h.