Eurovisão Rússia

Rússia pode participar na Eurovisão… via satélite

A Ucrânia baniu a participante russa no Festival Eurovisão da Canção de entrar no país, o que colocou em causa a participação da Rússia. No entanto, numa decisão sem precedentes, a organização propõe que a delegação russa organize uma atuação à distância, via satélite.

Num comunicado publicado hoje, a União Europeia de Radiodifusão (UER) refere que “para manter a natureza não-política do Festival, a UER trabalhou arduamente numa solução que permita ao Channel One manter a participação de Julia“.

Assim, a solução apresentada pelos organizadores do concurso é que a cantora participe, “atuando na segunda semifinal via satélite“. Se a canção se apurar para a final, o mesmo mecanismo será adotado.

Destacando o caráter inédito da decisão nos 60 anos de história do evento, a UER defende-a por esta se enquadrar nos “valores de inclusão que presidem ao espírito da Eurovisão e no tema deste ano, Celebrate Diversity“.

Jon Ola Sand, supervisor executivo do Festival, declara continuar “em diálogo com as autoridades ucranianas“, ambicionando ter “todos os artistas prestes em Kiev para atuar na cidade anfitriã” do concurso.

 

O chairman do grupo de referência, órgão executivo responsável pelo Festival Eurovisão da Canção, Frank-Dieter Freiling, reiterou ter esperança que a liderança política da Ucrânia “não imponha restrições de circulação e encontre uma solução em linha com o slogan do concurso, Celebrate Diversity“.

O que aconteceu?

A cantora Julia Samoylova, escolhida para representar a Rússia na edição 2017 do Festival Eurovisão da Canção, esteve na Crimeia em 2015 para um concerto. A entrada neste território, anexado pela Rússia em 2014 e reclamado pela Ucrânia, constituiu um desrespeito à lei ucraniana, que impede a circulação em território nacional sem um visto.

A edição deste ano da competição decorre a 9, 11 e 13 de maio. A Rússia tem participação prevista na segunda semifinal, no dia 11. Desde a sua entrada na competição, em 1994, o país liderado por Vladimir Putin garantiu sempre presença na Grande Final.

Mais Artigos
Quer O Destino
‘Quer o Destino’ volta a liderar ao sábado e bate novo máximo