Em junho a Unicode irá divulgar um novo conjunto de ideogramas que fará parte do crescente inventário de emojis no teu telemóvel. A Emojipedia fez algumas maquetas dos novos símbolos e há dinossauros, elfos e feiticeiros.

A Unicode será responsável por escolher os emojis que farão parte da geração 5.0 e as plataformas individuais decidem o aspeto que os emojis tomarão nos seus sistemas operativos. “Estas maquetas foram criadas no estado de candidatura, e podem ou não se assemelhar às versões finais em cada plataforma”, explica a Emojipedia.

No total são mais de 60 novos ideogramas que poderão ser adicionados ao teu vocabulário digital. Nas novidades de 2017 estarão várias personagens do imaginário fantástico: incluindo elfos, sereias, fadas e zombies dos dois géneros.

Emojis

© 2017 Emojipedia

Depois de a última atualização ter acrescentado à nossa dieta comestíveis como o queijo, o taco e a batata doce, o novo conjunto deverá trazer um bom número de novos géneros alimentícios. O nosso apetite por uma roda dos alimentos de emojis será saciado com ideogramas como: uma tarte, um pretzel e brócolos.

Emojis

© 2017 Emojipedia

Lembra: Teclado de iPhone sugere emoji masculino para posições de poder

A representação é uma preocupação cada vez maior do Consórcio Unicode. A nova geração de emojis deverá incluir igualmente novas representações religiosas, como uma mulher com um hijab, e identidades de género. Três novos emojis são protótipos de representações inclusivas e quebram o modelo de género binário.

Emoji

© 2017 Emojipedia

Um novo vocábulo: inclusão

O catálogo de emojis é cada vez mais inclusivo. No ano passado, ficou mais equilibrado no aspeto da igualdade de género, ao introduzir novos ideogramas femininos para várias profissões anteriormente reservadas ao emoji masculino.

Agora, com a candidatura dos emojis com expressão não binária, a meta da inclusão está cada vez mais próxima. A proposta foi feita por Paul D. Hunt, um designer tipográfico da Adobe e membro do comité responsável pelo desenvolvimento de emojis do consórcio.

Propus a adição de carateres de género inclusivo de forma a oferecer melhor representação para as pessoas que se querem expressar como apenas isso: pessoas”, explicou o designer numa publicação no blog da Emojipedia.

Nem todos nos identificamos como homem ou mulher. Alguns de nós identificam-se com um pouco de ambos, outros com nenhum dos dois, ou com algo completamente diferente”, escreveu Hunt. “Independentemente da nossa identidade de género, espero que consigamos encontrar formas adequadas de nos expressarmos através de emojis.