Foi divulgado o primeiro trailer de Coco, a mais recente animação dos estúdios da Pixar. Tendo a celebração do Día de los Muertos como pano de fundo, esta longa-metragem foi descrita pelo realizador Lee Unkrich (Up, Toy Story 3) como uma “carta de amor ao México“.

Coco relata a história de Miguel, um jovem de 12 anos fascinado pela música do seu defunto ídolo Ernesto de la Cruz. O trailer mostra a imagem de Miguel a tocar guitarra enquanto observa gravações de Ernesto a tocar, um gesto de rebeldia para com a proibição musical que foi imposta no seu seio familiar, gerações atrás.

Lê também: Disney revela ligações escondidas entre todos os filmes da Pixar

No entanto, tudo muda quando Miguel resolve forçar a entrada da cripta de Ernesto e tocar na guitarra encantada do seu falecido ídolo. Nesse mesmo instante, Miguel vê-se transportado para o “Reino dos Mortos” (Land of the Dead), onde irá aprender e descobrir sobre a história da sua família, com a ajuda dos seus antepassados. Todo o trailer apresenta uma fotografia com referências explícitas ao Día de los Muertos (Dia dos Mortos), o feriado mexicano celebrado anualmente em finais de outubro.

Coco

O elenco que dá voz às personagens animadas de Coco é constituído por nomes como Gael García Bernal, Benjamin Bratt que dá voz a Ernesto, Renée Victor, e, o recém-chegado à indústria cinematográfica, Anthony Gonzalez, no papel do herói da longa.

Contudo, a produção de Coco enfrentou algumas adversidades, mais especificamente quando a Pixar tentou registar a marca “Día de los Muertos“, o título original da obra, para efeitos de merchandising. Esta tentativa incendiou a comunidade online, gerando uma onda de protestos e de acusações de apropriação cultural. A resposta da Pixar não tardou, mudando o nome da sua animação para Coco e contratando o cartoonista político Lalo Alcatraz, de nacionalidade mexicana, uma das vozes mais críticas no momento da tentativa de registo.

Coco chega às salas de cinema poucas semanas após o Día de los Muertos, com estreia programada para 22 de novembro nos E.U.A.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zNCz4mQzfEI]