Lançada no início de março, Birdy Bytes afirma, na sua página no Facebook, ser a app “de que todos falarão”. O que de início poderá parecer apenas mais um jogo de cultura geral, acaba por se revelar algo bem mais complexo e divertido.

Características do jogo

Desenvolvida pela CASHYT, SA, a app inclui dois modos de jogo: diversão e competição. No primeiro, o utilizador joga com amigos ou desconhecidos, respondendo a cinco perguntas de escolha múltipla e levando a melhor se acertar mais que o adversário.

As perguntas são de cultura geral, dentro de oito categorias, desde geografia ao cinema. Em caso de empate, é o menor tempo de resposta que decide.

Num estilo muito semelhante ao Perguntados, a aplicação que conta com mais de cem milhões de downloads desde 2013, o modo diversão é ideal para quem pretende desafiar amigos, praticar ou apenas aumentar a sua pontuação no jogo e subir de nível.

Birdy Bytes - alguns ecrãs de jogo

Alguns ecrãs de jogo do Birdy Bytes

O modo competição não é muito diferente. Aqui, entras numa liga, com outros utilizadores, que pode durar várias semanas e exigirá a cada jogador que faça três jogos todos os dias. Cada um é composto por sete perguntas e o número de vitórias diárias fará cada jogador subir ou descer na classificação.

Uma inovação interessante do Birdy Bytes são as Cartas Especiais. Estes trunfos podem ser adquiridos de várias formas e são de três tipos: Ataque, Defesa ou Cartas Desorientadoras. Elas roubam pontos ao adversários ou dificultam-lhe as jogadas, revelando-se bastante úteis ao longo da competição.

Recompensas bem reais

Birdy Bytes encontra uma estratégia diferente no que toca à gratificação dos vencedores. O pódio do modo competição é altamente recompensado, conforme anunciam os criadores da aplicação. Na Birdy Arena, a liga que teve início no dia 17 de março, o vencedor levará um iPhone 7, o segundo lugar uma câmara fotográfica e, para o bronze, um voucher de 100 euros.

Os prémios do Birdy Bytes

Os prémios do Birdy Bytes

Como consegue a aplicação suportar estes e outros prémios que surgirão? O segredo está numa das formas mais rápidas de ganhar Cartas Especiais: a secção de Desafios. Aqui, o jogador recebe prémios que o ajudam a ter sucesso nas competições, ao realizar tarefas propostas pela app. Os Desafios podem consistir na divulgação da aplicação através de redes sociais, no convite de amigos a jogarem ou no simples like na página. Mas vão além disso.

O consumo de certos produtos, em lojas parceiras da empresa, constituem alguns desses Desafios que permitem ganhar Cartas Especiais. No fundo, Birdy Bytes é um quiz mas é também uma plataforma de trocas de consumo. A utilização de um conjunto de serviços pré-definido permite receber regalias que ajudam a vencer competições e, consequentemente, a potencializar o ganho de bens de consumo mais valiosos.

Birdy Bytes funciona como um sorteio em que a cultura geral e a sociedade de consumo caminham lado a lado, engordando a probabilidade de ganhar uma quantia mais avolumada. Uma competição pedagógica e viciante, numa geração cujo dia-a-dia é conduzido pelas aplicações do nosso smartphone.

Disponível para:

iPhone Android

LEMBRA TAMBÉM: OS MELHORES JOGOS DE TRIVIA PARA IOS E ANDRIOD