A Festa do Cinema Italiano vai regressar entre os dias 5 e 13 de abril para a sua 10ª edição. Desta vez, o evento será realizado simultâneamente em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal.

Na sessão de abertura em Lisboa, será feita a ante-estreia de Fai bei sogni (2016) de Marco Bellocchio, sendo esta a história de um homem que é obrigado a relembrar traumas da sua infância com a ajuda de uma doutora. Na sessão de encerramento, será passado In guerra per amore (2016) de Pif (Pierfrancesco Diliberto), uma história de amor passada durante a Segunda Guerra Mundial, quando os Aliados estão a conquistar a Sicília.

Para além destes novos lançamentos, também serão exibidos alguns clássicos italianos mais antigos, mas restaurados em 4K. Tal é o exemplo de Suspiria, de Dario Argento, e Trinitá – Cowboy Insolente (1970). O primeiro já se tornou num clássico do cinema de terror, tendo chegado a passar no motelx de 2012. Por sua vez, Trinitá é uma paródia do género Spagheti Western que será passada como homenagem ao ator que o protagonizou: Bud Spencer. Fãs de Quentin Tarantino poderão reconhecer nesta obra a origem da música final do filme Django Libertado (2012).

Esta não será a única comédia a ser passada. De facto, para homenagear o centenário do nascimento do realizador Dino Risi, esta edição da Festa de Cinema Italiano vai comemorar a Commedia all’italiana com uma seleção de dez filmes, incluindo A Ultrapassagem (1962).

Para o público mais juvenil, serão passadas onze curtas-metragens e uma longa, sendo todas estas obras de animação, e parte de uma parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa.

O festival não irá apenas contar com cinema, sendo que será lá apresentada a segunda temporada de Gomorra: A Série. Os doze episódios que a compõem serão passados em cinco sessões diferentes e este evento vai ainda ter a presença dos dois atores principais: Marco D’Amore e Salvatore Esposito.

Salvatore Gamorra: Esposito e Marco D'Amore.

Salvatore Esposito e Marco D’Amore.

Em Lisboa, a Festa do Cinema Italiano decorrerá entre os dias 5 e 13 de abril no Cinema São Jorge, Cinema UCI – El Corte Inglês e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema; de 5 a 12 no Porto no Teatro Rivoli e UCI – Arrábida 20; de 5 a 7 de abril em Coimbra no Teatro Académico Gil Vicente; nos dias 5, 9 e 12 em Almada no Fórum Municipal Romeu Correia; e de dia 7 a 9 em Setúbal no Cinema Charlot.