A Nike lançou o novo produto Nike Pro Hijab, desenhado especificamente para atletas muçulmanas, que enfrentam algumas barreiras no que toca ao desporto.

O objetivo desta nova coleção é adaptar os equipamentos às necessidades e tradições do mundo islâmico, de forma a que as mulheres conciliem a prática desportiva com as tradições religiosas.

Muitas atletas femininas têm usado o hijab em competições desportivas, como aconteceu recentemente nos Jogos Olímpicos e em campeonatos da FIFA. A Nike reparou e, por isso, passou à criação de um equipamento destinado às mesmas.

O produto, cujo design tem vindo a ser desenvolvido e criado pela Nike há um ano, já foi testado em alguma atletas, nomeadamenteZahra Lari, patinadora dos Emirados Árabes Unidos.

Já começaram a surgir algumas reações a esta nova coleção.

Fotografia: Instagram oficial da Zahra Lari, @zahralari

Fotografia: Twitter oficial Rowaida Abdelaziz

O Nike Pro Hijab é feito de um tecido leve e elástico para prevenir a irritação da pele. Inclui buracos muito pequenos, otimizados para a respiração e uma volta alongada para que o hijab não saia do sítio quando a atleta estiver a fazer exercício físico.

Estas especificidades do design surgem para evitar alguns problemas relativos à performance das atletas. O produto irá começar a ser comercializado na primavera de 2018 nas cores preto, cinzento e azul escuro.

Fotografia: CBS Detroit

A promoção da coleção já começou, com um vídeo promocional que tem como protagonista a basquetebolista Amal Mourad, a pugilista Arifa Bseiso e a cantora Balquees Fathi.