a bela e o monstro

Edifício em Portugal inspirou ‘A Bela e o Monstro’

A famosa Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra serviu de inspiração para o novo filme da Disney, A Bela e o Monstro, afirma a centenária instituição de ensino.

De acordo com os responsáveis universitários, de entre todas as bibliotecas barrocas espalhadas por todo o mundo, a Biblioteca Joanina, considerada uma das mais bonitas do mundo, foi a escolhida para caracterizar a famosa biblioteca que o “monstro” possui no seu castelo.

De facto, a semelhança do cenário do filme com a biblioteca da Universidade de Coimbra é visível em vários aspetos: “a laca negra das estantes, a decoração de talha dourada e a arquitetura geral da Biblioteca Joanina” estão presentes no cenário do filme.

Semelhança sem nenhuma coincidência

Em 2013, o jornal britânico The Telegraph considerou esta biblioteca como “a mais espectacular do mundo”. Confere na nossa galeria as parecenças entre ambas.

A Bela e o Monstro conta a história de Bela, uma jovem inteligente e independente que acaba presa no castelo de um monstro por entregar a sua vida em troca da liberdade do seu pai. Ao longo do tempo, Bela percebe que o “Monstro”, um homem aprisionado no corpo de uma besta por obra de um feitiço, precisa de encontrar o amor para voltar à forma humana.

A Biblioteca Joanina foi mandada construir no século XVIII por D. João V, sendo considerada uma das mais bonitas e espetaculares bibliotecas do mundo. De estilo barroco, está situada no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Mais Artigos
Eurovisão
Eurovisão 2021. Canal italiano propõe atuação de artistas que iriam à edição de 2020