A famosa Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra serviu de inspiração para o novo filme da Disney, A Bela e o Monstro, afirma a centenária instituição de ensino.

De acordo com os responsáveis universitários, de entre todas as bibliotecas barrocas espalhadas por todo o mundo, a Biblioteca Joanina, considerada uma das mais bonitas do mundo, foi a escolhida para caracterizar a famosa biblioteca que o “monstro” possui no seu castelo.

De facto, a semelhança do cenário do filme com a biblioteca da Universidade de Coimbra é visível em vários aspetos: “a laca negra das estantes, a decoração de talha dourada e a arquitetura geral da Biblioteca Joanina” estão presentes no cenário do filme.

Semelhança sem nenhuma coincidência

Em 2013, o jornal britânico The Telegraph considerou esta biblioteca como “a mais espectacular do mundo”. Confere na nossa galeria as parecenças entre ambas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Bela e o Monstro conta a história de Bela, uma jovem inteligente e independente que acaba presa no castelo de um monstro por entregar a sua vida em troca da liberdade do seu pai. Ao longo do tempo, Bela percebe que o “Monstro”, um homem aprisionado no corpo de uma besta por obra de um feitiço, precisa de encontrar o amor para voltar à forma humana.

A Biblioteca Joanina foi mandada construir no século XVIII por D.João V, sendo considerada uma das mais bonitas e espetaculares bibliotecas do mundo. De estilo barroco, está situada no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.