P3150008

Alimentação saudável ou suplementos? Tiramos as tuas dúvidas

Hoje em dia, é difícil arranjar desculpas para não se ser saudável. Melhoramos a nossa saúde, ganhamos anos de vida e temos mais energia. Por todo o lado surgem restaurantes preocupados com uma alimentação equilibrada, os supermercados estão cheio de produtos bio e saudáveis, na televisão fala-se de nutrição a toda a hora. Só resta saber fazer as escolhas certas.

O Espalha-Factos também tem estado atento a esta preocupação e já te deu dicas sobre alimentação inteligente, práticas para ter um bom coração, sumos e sopas detox e até aplicações de telemóvel. Desta vez, fomos descobrir um novo mundo: os suplementos.

Passámos a manhã com a nutricionista Natália Costa e descobrimos, com a Nutrilite, o que vem dentro dos suplementos e como usá-los para complementar a nossa dieta.

Devo tomar suplementos alimentares?

A resposta não é fácil. Se levamos uma dieta equilibrada, com fruta, vegetais, sopa, e de onde conseguimos extrair todos os nutrientes, não precisamos de suplementos. Mas, segundo Natália Costa, parece ser cada vez mais difícil, com o estilo de vida, cumprir rigorosamente uma dieta. Nesses casos, a suplementação pode ser uma opção. Um grupo que recorre muito a suplementos são os atletas, precisamente porque, devido ao esforço físico, precisam de um reforço à sua alimentação.

Sou vegetariano, preciso de tomar um suplemento de vitaminas do complexo B?

Provavelmente. Se fores vegetariano restrito (ou seja, se também não consumires ovos nem lacticínios) poderás ter um défice de vitamina b12 e, nesse caso, tens de optar por suplementar com um produto que te ofereça a dose diária recomendada. Se consumires derivados do leite ou ovos, mas em pequenas quantidades, terás também de suplementar a tua alimentação.

E que mais há nos suplementos?

Como fomos conhecer os suplementos da Nutrilite, ficámos com algumas dúvidas relativamente aos seus ingredientes. Num dos suplementos, um concentrado de fruta e legumes, encontrámos licopeno. O licopeno é um antioxidante que dá a cor avermelhada aos alimentos. Natália Costa diz que é importante na “prevenção de vários tipos de cancro e doenças autoimunes”. Podes encontrar licopeno no tomate, mas só depois de cozinhado.

Se em criança a tua mãe te dava óleo de fígado de bacalhau (acreditamos que já não és dessa geração) é provável que na embalagem estivesse escrito “enriquecido com DHA”. O DHA e o EPA são dois tipos de ómegas que geralmente encontramos nos suplementos de ómega 3. O DHA é um ácido gordo que atua a nível do sistema nervoso central, enquanto o EPA se ocupa da função cardiovascular. Se tomares suplementos do complexo ómega-3, é importante que não haja muitas diferenças na proporção dos vários ácidos gordos, para que a absorção seja  mais eficaz.

E a proteína vegetal?

Cada vez mais encontramos proteína vegetal no mercado, nomeadamente a proteína de ervilha, que vai ganhando lugar sobretudo porque contém vários aminoácidos essenciais. A proteína de ervilha é aconselhável, por exemplo, a quem pratica exercício físico ou quer emagrecer. Juntar uma colher de proteína vegetal aos batidos, sumos ou sopa vai ajudar a prolongar a saciedade.

Devemos tomar vários suplementos em simultâneo?

Muitas vezes não há necessidade de tomar vários suplementos, porque obtemos os nutrientes a partir da alimentação. Se, contudo, o fizeres, não deves tomar tudo de uma vez, mas sim ao longo do dia, para uma absorção mais eficaz. Importa sempre relembrar que uma alimentação equilibrada não exige suplementos, reforça a nutricionista Natália Costa.

A alimentação equilibrada é dos fatores mais importantes na manutenção da saúde e bem-estar, nunca totalmente substituída por suplementos (a que se deve recorrer em caso de necessidade), por isso o Espalha-Factos concluiu esta conversa com um brunch saudável, com fruta e legumes.

Sobre a Nutrilite

A Nutrilite é uma marca mundial de suplementos vitamínicos e alimentares, detida pela Amway. Os produtos da marca contêm ingredientes de origem vegetal, extraídos de plantas cultivadas em quintas orgânicas certificadas. Recentemente, a Nutrilite lançou o Nutrilite vitamina B plus, um comprimido com libertação instantânea e efeito de oito horas, desenvolvido com spirulina natural e composto por oito vitaminas do complexo B.

Suplementos

Fotografia: Bruno Fragata

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘1899’. Netflix lança teaser da nova série de terror dos criadores de ‘Dark’