Florença é a mãe da arte renascentista. Esta cidade deve ser o próximo destino de todos, pois em cada rua que se encontra cruzam-se histórias, arte e História.

Florença tem para nos mostrar pinturas e esculturas conhecidas por todos nós, mas não só. O berço do renascimento tem também algo a dizer na arquitectura e beleza em cada canto da cidade.

O Espalha-Factos aconselha-te a perderes-te na magia de Florença, mas traz-te os locais que não podes mesmo deixar de visitar.

Galleria degli Uffizi

Este museu é um dos mais antigos do mundo e reúne obras de vários artistas conhecidos como Rafael, Michelangelo, Botticelli, DaVinci, entre outros. As salas estão divididas por estilos e ordem cronológica. As obras mais conhecidas dentro do museu são, provavelmente, A Primavera e O Nascimento de Vénus, ambos de Botticelli.

Só o palácio onde se situa o museu vale por si pois tem vista para o rio Arno e para a Ponte Vecchio.

Ponte Vecchio

Ponte Vecchio vista da Ponte Santa Trinita

Ao lado da Galleria degli Uffizi tens uma das pontes mais conhecidas do mundo: a Ponte Vecchio. É uma ponte medieval que contém diversas lojas, especialmente ourivesarias e joalharias, que podes visitar ao longo do teu passeio.

Para veres a ponte de frente com as suas pequenas casas coloridas podes dirigir-te à Ponte Santa Trinita que fica a menos de cinco minutos a pé e tirar as famosas fotos com a Ponte Vecchio por trás. 

Museo del Duomo (Santa Maria del Fiore)

O Museu da Catedral de Florença não pode mesmo deixar de ser visitado. Por apenas 15€ tens acesso ao Museo del Duomo, à Cupola di Brunelleschi, ao Campanille di Giotto, ao Battistero di San Giovanni e, obviamente, à Cattedrale di Santa Maria del Fiore (se quiseres ver apenas na Catedral a entrada é grátis).

Destes pontos turísticos destaco três: o Museu onde podes ver a Porta do Paraíso de Lorenzo Ghiberti e a Madalena Arrependida de Donatello; a Cúpula e o Campanário de onde podes ver a cidade toda. A Cúpula tem 92 metros de altura e o Campanário tem 82, juntos perfazem um total de mais de 800 degraus a subir. É a melhor atração turística pois tens uma vista privilegiada da cidade e ainda queimas calorias das pizzas e massas italianas.

Galleria dell’Accademia

David de Michelangelo

Na Galeria dell’Accademia tens a oportunidade de ver o original David de Michelangelo. A escultura original estava na Piazza della Signoria mas foi substituída por uma réplica. Na mesma sala onde se encontra David podes ver várias esculturas inacabadas do mesmo autor.

Ao longo do museu podes ainda encontras outras obras. A Galeria dedicou-se à preservação de várias obras de arte até ao final do século XIX. Durante a visita podes ainda encontrar certas pinturas com referência aos Illuminati – sociedade secreta que levanta muitas teorias da conspiração.

Piazzale Michelangelo

 

Numa visita a Florença é passagem obrigatória ir à Piazzale Michelangelo. No final do dia atravessa-se o rio para se ver o pôr do sol no alto da praça. Uma zona privilegiada com vista para toda a cidade e com uma réplica em bronze da escultura de Michelangelo, David.

Florença ganha tons alaranjados e torna-se mágica. O melhor é que não tens de pagar nada para ires a este miradouro, apenas subir muitos degraus.