Judaica: Mostra de Cinema e Cultura

A 5ª Edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura está quase a começar

A Judaica – Mostra de Cinema e Cultura está mais uma vez de volta, contando já com uma 5ª edição que se iniciará no final de março. Tal como no ano passado, o festival decorrerá em Lisboa, Cascais, Belmonte e Castelo de Vide.

Em Lisboa, a Judaica irá começar a 28 de março com a curta-metragem Com Alguma Paciência (2007) de László Nemes (The Son of Saul), que será então seguida por Negação (2016) de Mick Jackson (O Guarda-Costas). Esta segunda obra é baseada numa história verídica e protagoniza Rachel Weisz no papel de Deborah Lipstadt, uma historiadora americana que foi processada por David Irving, um negacionista do holocausto que a acusou de difamação.

Para encerrar as sessões de Lisboa será passado A Guerra dos 90 Minutos de Eyal Halfon. Esta comédia satírica cria uma situação fictícia na qual a disputa entre Israel e a Palestina será resolvida num jogo de futebol em portugal.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=yH7ktvUWaYo]

Deve-se ainda destacar a presença de O Jovem Karl Marx de Raoul Peck na primeira sessão de Cascais. Tal como o nome indica, este explora a juventude de Marx, principalmente a altura em que conheceu Friedrich Engels, sendo que os dois se juntariam na criação de um movimento operário que iria para sempre ficar na história.

Mais uma vez, o festival irá contar com um alto número de documentários. No entanto, dois deles vão-se centrar no humor. Jerry Lewis – O Homem por detrás do Cómico de Gregory Monro explora não só o comediante norte-americano titular, como também o que é apelidado de “humor judaico”. Por sua vez, O Último a Rir de Ferne Pearlstein centra-se no controverso humor negro e questiona se o holocausto e o humor poderão coexistir.

A Judaica decorrerá de 28 de março a 2 de abril no Cinema São Jorge em Lisboa, de 6 a 9 de abril no Centro Cultural de Cascais e O Cinema da Villa em Cascais, de 5 de maio a 3 de junho no Museu Judaico e Auditório Municipal em Belmonte, e de 12 de maio até 10 de junho em Paços do Concelho e Cine-Teatro Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide.

[vimeo 206173793 w=640 h=360]

 

Lê também: Entrevista EF: Elena Piatok, a diretora de um projeto que nos aproxima da cultura judaica
Mais Artigos
Chalo Correia: “Estar sem o público é uma coisa muito dolorosa”