MV5BMTg5OGQ2ZjEtYTBiZC00NWY5LWE2ZWEtMDViMDhkZTZmZmUyXkEyXkFqcGdeQXVyNTQyNjUwMzE@

The Vampire Diaries 8×16: após oito anos, o grande final

Durante oito anos, os fãs de The Vampire Diaries acompanharam a viagem de dois irmãos e as suas aventuras num triângulo amoroso, passando por perigos, mortes, ressurreições, inúmeros inimigos mas, acima de tudo, um grande sentido de família.

Esta semana, I Was Feeling Epic fechou esta jornada da saga vampírica, com um final que podia ter sido melhor mas, ainda assim, não desiludiu. O episódio estreou no canal The CW no dia 10 de março. Sem mais demoras, vamos a isto.

Com o colapso de Bonnie (Kat Graham) no episódio passado, ela dá por si numa espécie de limbo onde se encontra com Elena (Nina Dobrev). Esta e um sempre presente Enzo (Michael Malarkey) dizem que ainda não chegou a sua altura e Bonnie acaba por acordar. Para nosso grande alívio.

Vicki (Kayla Ewell) continua a tocar as doze badaladas do sino a cada cinco minutos, dizendo que qualquer destino é melhor que passar a eternidade no Inferno. Nem um reencontro com o seu pai a faz mudar de ideias. Como tal, Matt (Zach Roerig), enquanto xerife da cidade, dá início ao protocolo de evacuação.The Vampire Diaries

Damon (Ian Somerhalder) e Stefan (Paul Wesley) regressam a casa e dão de caras com uma Elena acordada. Antes que ela e Damon possam ter um reencontro decente, o protagonista rapidamente percebe que afinal é Katherine que está à sua frentee e que a vilã escondeu o corpo da bela adormecida. Um pormenor que veio novamente provar a versatilidade de Dobrev enquanto atriz.

Felizmente, os irmãos conseguiram fazer a adaga com os ossos de Katherine e atacam-na com a mesma, deixando-a inconsciente. Ao contrário do que aconteceu com o anterior diabo, Katherine não morre, levando a uma sequência de várias facadas ao longo do episódio em que ela acaba sempre por regressar viva. Alguma explicação para isto ou apenas um buraco na lógica da história?

Com o destino de Mystic Falls na corda bamba, Stefan tem de ajudar o seu irmão e Caroline (Candice King) tem de proteger as suas filhas. Como tal, o casal despede-se, concordando que “a família vem primeiro”, num dos muitos momentos que certamente trouxeram lágrimas aos fãs neste episódio.The Vampire Diaries

Bonnie (Kat Graham), pela milésima vez, decide adotar a capa de heroína e utilizar a sua recém-obtida magia para salvar a cidade. Ela descobre que os túneis da Artilharia estão diretamente ligados à torre do sino. Como tal, se ela for forte o suficiente, talvez consiga utilizar a sua magia para afastar o fogo e não deixar que afete a cidade.

Nós nunca duvidámos das capacidades desta jovem bruxa e esta semana não foi exceção. O sino soa a décima segunda badalada, o fogo do Inferno solta-se e Bonnie, acompanhada pelos espíritos de Enzo, a sua avó (Jasmine Guy) e toda a linhagem de bruxas Bennett, consegue efetivamente salvar o dia, num dos momentos mais épicos de toda a série.

A luta, contudo, ainda não acabou, já que Katherine continua viva. Como tal, Stefan quer prendê-la nos túneis e sacrificar-se a si próprio, de modo a corrigir todos os erros que cometeu ao longo da vida e matar a inimiga de uma vez por todas – já que o fogo acabou por passar nos túneis. Damon, contudo, quer proteger o irmão e compele-o a mudar de ideias – visto que Stefan agora é humano.The Vampire Diaries

Contudo, o feitiço vira-se contra o feiticeiro: Stefan é experiente e nunca iria estar na presença de um vampiro sem verbena. Como tal, ele injeta Damon com o seu sangue – que contém a cura – e ele próprio segura Katherine no túnel, matando os dois pelo caminho. Sim, ouviram bem: Stefan está morto.

Stefan, no limbo, dá de caras com Elena e pede-lhe para ela avisar Caroline de que ele sempre a amará. Posto isto, Stefan dá então de caras com Lexi (Arielle Kebell) e é aqui que começa o ciclo de regressos emocionantes que o episódio ofereceu. Lexi foi uma das melhores personagens que alguma vez passou pela série e faria sentido ser ela própria a receber Stefan no céu, enquanto sua melhor amiga.

Foi-nos prometida uma reunião entre Stefan e Elena e tal não desiludiu. A série começou com a história de amor entre eles e agora estão a dizer adeus uma última vez, prontos a seguir com os seus destinos. A história de Stefan enquanto vampiro e/ou humano chegou ao fim, numa cena que honra e aplaude um dos seus épicos amores.The Vampire Diaries

Posto isto, começamos a ouvir Elena a narrar a sua última entrada no diário, com o seu famoso “Dear diary…” Ela acorda na cama e vê Bonnie à sua frente, percebendo que ela conseguiu também reunir magia suficiente para desfazer o feitiço que as ligava. Uma solução demasiado fácil para um problema que assombrou duas temporadas, mas enfim.

Elena e Damon têm finalmente o seu reencontro, com um abraço e um beijo que podiam ter sido mil vezes melhores para tanta esperança que foi montada nestas últimas semanas. Os protagonistas reúnem-se para o funeral de Stefan, até que Elena diz que “a vida continua” e entramos nos últimos minutos do episódio.

Matt continua xerife da cidade e feliz por assim ser, à medida que os espíritos de Vicki e Tyler (Michael Trevino) o guiam com um sorriso. Bonnie decide honrar a promessa que fez a Enzo e aproveitar a vida, preparando-se para viajar pelo mundo fora. Continuo a achar que, após tantos sacrifícios, ela merecia um final melhor, mas enfim.The Vampire Diaries

Caroline e Alaric (Matt Davis) decidem abrir uma escola para jovens mágicos, como as suas filhas, à medida que os espíritos de Jo (Jodi Lyn O’Keefe) e Liz (Marguerite MacIntyre) regressam para testemunhar a ocasião.

Como se isso não bastasse, Caroline recebe uma doação acompanhada por uma carta de Klaus! E até Jeremy (Steven R. McQueen) aparece em cena, como ajudante na escola! O meu coração não aguenta com tantas referências nostálgicas em tão pouco tempo!

Quanto a Damon e Elena, eles vivem felizes para sempre enquanto humanos. Após o casal morrer de idade, vemos Elena reunida com a sua família, incluindo os seus pais, a sua tia Jenna (Sara Canning) e o seu tio John (David Andres). Damon, por seu turno, regressa à mansão e encontra o seu irmão, despedindo-se com um último “Hello, brother”.The Vampire Diaries

Embora haja coisas neste episódio bastante apressadas e outras que não fizeram muito sentido, como a impotência geral de Katherine e o poder monstruoso que Bonnie ganhou de repente, todos os outros pormenores estiveram no sítio.

O sacrifício de Stefan não só foi necessário como fez sentido na sua jornada de redenção, dando a hipótese ao irmão de viver uma vida feliz enquanto humano com Elena. Após oito anos de vários crimes, mortes e muito sangue derramado, cada protagonista conseguiu encontrar a paz à sua maneira, numa hora absolutamente mágica, que trouxe de volta quase todas as caras que passaram pela série.

NOTA: 8/10

  1. Podiam não ter economizado … parece quando fazemos a capa de um trabalho e no final apertamos para caber. Merecia pelo ao menos mais 1 episódio ou 4 de paz, depois de tanto sofrimento e agonia. Mas foi uma série épica, consumiu minhas ultimas semanas… valeu a pena.

  2. Muito sem graça, primeiro a Bonnie deveria ter um final feliz, porque ela se sacrificou a série inteira.Segundo o Estefan tinha que ter casado com a Caroline,e não morrer!Desnecessário a Jo ter morrido porque todas as namoradas do Ric morrem…assim como o Tyler o Enzo podia voltar dos mortos! A Elena e o Damon poderiam pelo menos ter se beijado direito, porque todo mundo esperava que eles ficariam sla, mais ansiosos, animados (vcs entendem),e eles dois (Elena e Damon)podiam ficar mais tempo juntos.Porque na série toda eles quase não ficaram juntos!!!! Eu esperava mais desse final

  3. Eu gostei da serie toda, claro que teve episodios lesos , mas o final foi bom,fiquei triste por Stefan nao esta junto com todos no final,todos tiveram um final feliz.

  4. N gostei era pro Stefan termina cm a Carolina, Bonnie cm Jeremy pq os dois nunca tiveram um final juntos sempre acontecia algo, Matt terminaria cm a Rebecca seria muito legal, Damon poderia continua do jeito q ta um loko bêbado rsrs Brinks ele podia se a junta cm o alaric, O Enzo poderia encontra a sarah e fica cm ela sei la e Helena poderia fica em um sono eterno pq a personagem é chata slk bom n gostei do final q bosta

  5. Ñ gostei da morte do Stefan muito triste… Queria que ele e Calorani ficasse juntos… Tem como regravar o último episódio por favor…

  6. Não gostei muito do que fizeram com o Bonnie, achei que ela iria reencontrar o Jeremy que apareceu 1 segundo e iam ficar juntos… ela acabou sozinha com o Enzo no pé do ouvido fazendo os sonhos que eles tinham combinado.. ela só se fudeu a série inteira perdeu todo mundo pra acabar sozinha viajando sem ninguém que mórbido.

    Stefan deveria ter aberto o instituto e feito sua redenção ajudando pessoas, Damon deveria ter se sacrificado, Stefan matou Enzo mas Damon já matou Tyler, Vicky, Jeremy (só não deu certo mas matou kkk) e uma caralhada de gente e ficou por isso mesmo. Elena deveria ter encontrado ele após a morte e após ele se redimir, já que eles queriam que esse casal desse certo mesmo meio goela abaixo eles poderiam se encontrar após a morte e provar que o amor iria durar realmente para sempre. Não curti muito o rumo desse ultimo epi, Caroline tbm ficou sozinha aff

  7. Esse final foi um lixo, nota 0, primeiro se tinha alguém que tinha que morrer pra pagar por seus erros dos irmãos Salvatore, era Damon que só fez merda a série toda, Elena era tão hipócrita quanto desnecessária podia ter continuado em sono profundo,stefan com Caroline e casados, Enzo e bonnie, Kai e Katherine, bonnie podia prender os dois em um mundo juntos, e a kath gosta dele e ele dela ai eles terminarem juntos já que o Stefan nunca amou ela mesmo…isso sim era paz pra todos os personagens e ao morrer o Damon encontrar a elena no céu. !

  8. Eu amo diario do vampiro que pena que acabou! Eu não fiquei feliz no final… Achou que foi certo damon a acabar com elena.. Mas stefan deveria acabar com carolaine e bonne com enzo e alaric e matt terminado com alguem uma companhera…e tayler não ter morrido…o mundo ja é cheio de desamor . ão menos nos filmes tem que terminar feliz..

  9. Tenho orgulho de ter assistido a série… Nina sempre será melhor como Katherine!
    Chooreeei muiiito, adorei pena que acabou. Agora aguardo The Originals

  10. Na moral, depois desses 8 anos acompanhando TVD, eu nunca imaginei que o final seria tão BOSTA. Sério…Alaric como professor de magia? ele não entende porra nenhuma de magia…Caroline como única vampira..Morte de Enzo e Stefan, meu….pelo amor, Helena depois de todo aquele tempo sem ver o Damon, deu um beijo ridículo nele, sem emoção, sem nada…Gente fiquei passada e triste com esse final. Bonnie merecia a felicidade, pois nas várias vezes em que todos se metiam em grande confusão ela sempre tinha uma saída com a magia dela…a volta do KAI? pra que???? Sério, decepcionada com TVD.

  11. Chorei horrores…????, mas fiquei super decepcionada com o reencontro do casal Elena e Damon, beijinho mais sem emoção… mas mesmo assim gostei, chorei demais, vou sentir mta falta TVD.????

  12. Gente, esses anos todos, eles passaram por tanta coisa pior do que sereia…sino?? esse sino poderiam ter arrancado de lá quebrado em pedaços. Gente quando eles lutaram contra Klaus , foi desesperador. Gente e o rei do inferno? que bosta…sem comentários.
    Poxa e eles na 8 temp, passaram por motivo tão bosta, pra terminar assim???? eles poderiam ter colocado um vilão poderoso, algo q não vimos.
    Eu compreendo o drama que stefan morreu, mas acho que foi pelos motivos errados, que a serie deu, por que stefan morrer com kat..?? nossa isso foi péssimo, kat, apesar dos defeitos dela, tinham piores do que ela, pra assumir o inferno, eles colocaram dizendo q ela era rainha? POrr.. Pior ela tinha pedido perdão antes de morrer. Não tinha nada haver ela voltar. E o Enzo minha gente? ele não merecia isso, ele passou milhares de anos infeliz, e foi torturado tantooo, queria alguém pra amar de verdade, e de repente final trágico pra ele e Bon. Carl sempre se dando bem, pegou todo mundo na serie, levou o titulo de casada, ficou viúva,teve o milagre de ter 2 filhas devido a magia, e foi a unica q ficou como vampira entre os principais, e pelo visto vamos ver ela com klaus o_O …será?? srrsrsrs. Parabéns Carl você nasceu com a bunda virada pra o trevo de 4 folhas.
    A serie foi realmente estragada nesta 8 temp. Chorei , pelo Enzo, Stefan. Aposto q ninguém se emocionou na hora do beijo de Helena e Damon, pois foi frioO de mais…poderiam ter feito melhor.
    Flw gente sofremos todos por tantos motivos, mas ainda assim AMEI acompanhar TVD todos essas temporadas. ADEUS TVD.

  13. Assim houve algumas pontas soltas mas… O final na minha opinião tinha que sustentar os oito anos em tela e poxa que finalzinho mais sem graça, faltou um vilão a altura dos irmãos Salvatore coisa mais sem nexo Cath já tinha sumido a muito tempo e na boa nem senti falta dessa rapariga, mas colocaram ela novamente com o motivo mais idiota que poderia ter, “vingancinha pelo Stefan não me amar”, a faça-me o favor podia ter melhorado e muito esse final, agora tenho que me contentar com esse mamão com açúcar oferecido pela Julie Plec que só cagou nessa última temporada. Matt pamonha nadou, nadou e morreu na praia, que personagem mais bosta!!!!
    Bonnie essa mísera não morre cacete????
    Na boa já devia ter morrido faz tempooooo vai lá ficar com o Enzo querida Bennet, plis.
    Alaric mds o que falar sobre esse cara que cresceu tanto na série, morreu e voltou para quê? Virar professor para alunos especiais com magia?
    Merdaaaaaaaaaaaaaaaa
    A nem gente podem até não concordar mas na minha opinião a série se perdeu muito e nem foi nessa temporada, já faz um bom tempo.
    Mas o fato é que se eu fosse citar todos os defeitos da série até chegar nesse momento que devia ter sido épico para nós, com certeza ficaria meses a escrever, então minha opinião é a seguinte: Julie Plec sua vadia gorda horrível faça um filme, coloca a Bonnie para ressuscitar todo mundo e dê um final decente para essa série.
    GRATIDÃO
    ATT. FÃ DA SÉRIE E REVOLTADA COM ESSE FINAL MERDA DE LÁGRIMAS!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Também não achei o final bom poderia ser feliz e foi triste. Queria que o Stefan ficasse vivo e fosse feliz. Que Klaus e Caroline ficasse juntos, pois ele prometeu para ela que seria seu último amor.

  15. Chorei horroreeees !! 🙁 achei justo Stefan se sacrificar pelo Damon, mas foi muito fraca a cena mais esperada de Elena e damon novamente, só porque eles nao namoram mais como ( Nina e Ian) A cena de romance ficou fraquissima na saga , o que nao é justo, são profissionais poderiam ter demonstrado mais AMOR, 40 min foi mt pouco por ter sido tão esperado , e katherine voltou sem sentido por que já tinha virado “boa” quando morreu não ? me decepcionei , mas vou sentir muita falta e chorei tanto :'( ,, SDDS JA. esperança de lançar uma 9 temporada </3 … 16 ep foi muito pouco nessa 8 temporada.

  16. Ridículo!!!
    Oito anos para ter um final desse?
    Quem é Elena para a série? Nunca vi personagem mais chata, a história ficou muito melhor sem ela, com toda aquela chatisse e mesmisse.
    e a Bonnie que ao meu ver foi a personagem mais importante, sem ela nada teria se resolvido durante todo dessenrolar da série.
    Nem no final digno ela teve.
    Stefan morto? Essa foi a criatividade mais dramática que a autora teve?
    Que bosta.

  17. Decididamente o beijo deu que falar… para mim, tanto fez… não gosto de Elena logo… poderia bem ficar a dormir… Katherine por sua vez, apesar de neste episódio não ser o seu melhor, é realmente maravilhosa…. Mas, a meu ver, quiseram transformar a história de dois irmãos num triangulo amoroso…. para mim foi e terminou como a historia de dois irmãos o que de certo modo foi maravilhoso…. Fiquei triste pela morte (necessária) de Stefan, fiquei triste por não ver mais da felicidade dele com Caroline, mas pronto… Julie quis assim… Fiquei triste tambem por todos se esquecerem do porque de Stefan matar Enzo… tudo para salvar as Gemeas, não? Não foi por isso o acordo com Cade? Alaric devia de se ter lembrado disso… E sim, foi um episodio emocionante mas corrido… Em geral é até satisfatório… Mas continuo a achar que não é um, adeus para sempre… 🙂

  18. Ridículo, senti mais emoção em outros episódios do que no ep final! Achei super injusto esse mar de sofrimento que ela condenou a Bonnie desde o início da série, totalmente desnecessário a morte de Stefan, se fosse para ele morrer com aquele tipo de argumento não existiria a série porque ninguém ali era santo! Outra coisa, a série foi marcada por inúmeros devaneios de Julie Plec, vampiros morrendo e voltando com tanta facilidade e ela pega e dá esse final horroroso para Stefan! Eu esperava algo épico, de repente todos eles vampiros, tomando conta de sua cidade, com um ar imperial, cada um com seu par! A série teve tantas histórias malucas, para no final acabar assim. Na minha opinião ela cagou uma série inteira em um único episódio. Quando Katherine morreu, ela pediu perdão, a série deu a entender que ela havia se arrependido, e do nada apenas com o objetivo de levantar a série trouxeram ela literalmente do inferno kkk, com um papo de que ela queria se vingar…não engoli! O personagem de Matt poderia ter terminado com alguém interessante, Jeremy poderia ter aparecido desde o inicio da 8 temp, Enzo poderia ter voltado da morte como tantos outros voltaram no decorrer das cenas, assim como o Tyler! Elena e Damon apareceram tão pouco que fiquei chocada, esperamos tanto para que ela acordasse… Stefan merecia ser feliz ao lado de sua esposa, na minha opinião eu achei meio nada a ver ela colocar Caroline para gerar as 2 meninas, desnecessário a Jo do Alaric ter morrido, e principalmente pegar os personagens principais da série e transformá-los em humanos, o interessante da série era exatamente eles serem vampiros! Enfim… a única coisa que pra mim sempre foi perfeito na série, foram os vilões, todos atuaram de maneira perfeita!

  19. Estou contigo Amanda, se chorei o que chorei agora neste último episódio, qdo acabar a grey’s anatomy, nem sei…são muitos anos! Vou ter tantas saudades dos meus vampirinhos!

  20. Na minha opinião eu acho que foi um final “estúpido”, eles quiseram ter um final de lágrimas quando poderiam ter um final cheio de sorrisos.
    Se a Bonnie tem tanta magia para estas coisas, porque não fazer voltar à vida o Enzo, a Jo, a Vicki, o Tyler, a Lexi, a mãe da Caroline, a família de Elena, etc..?
    Acho que iriam viver em paz mas vivos, humanos, todos humanos, penso que seria melhor. Mas isto é a minha forma de pensar.

    1. acho que a Bonnie é um tanto quanto esperta pra não cometer essa burice de trazer a vida quem já está morto!
      foi um belissimo final..digno de arrancar muitas lagrimas..
      mas 40 min de ep foi pouco pra muita história..
      Elena deveria no mínimo ter dado um beijo mais caliente no Damon!
      mas de uma coisa é certa ..vai fazer muita falta e doeu muito despedir de uma série que acompanho 8 anos..
      só quero saber como vai ser grey’s anatomy um dia rsrsr.,

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Mais Artigos
Presidenciais, fila do voto antecipado em Lisboa
Presidenciais 2021. O dia do voto em imagens de todo o país