Ao contrário do previsto, Avatar 2 já não vai estrear em 2018. James Cameron, diretor do filme, justificou o seu adiamento com o facto de estarem a ser planeados mais quatro, tornando-se, deste modo, numa sequela.

A notícia foi confirmada por Cameron em entrevista ao jornal The Star, afirmando que:

“As pessoas têm que entender que esta é uma cadência de lançamentos. Não estamos a fazer o Avatar 2. Estamos a fazer o Avatar 2, 3, 4 e 5. É uma realização épica. Então, sei onde vou estar nos próximos oito anos da minha vida. Demorámos quatro anos e meio a fazer um filme e agora estamos a fazer quatro”

Em 2010 quando a 20th Century Fox anunciou que o Avatar 2 iria ser lançado, os planos seriam para que a estreia acontecesse em 2014. Porém, na altura a sequela foi adiado para 2018 e agora voltou a acontecer o mesmo pela terceira vez, desta vez sem data de estreia ainda definida.

Avatar estreou em 2009, sendo pioneiro na exibição em 3D, e continua a ser o filme com a maior bilheteira da história do cinema.

Enquanto Avatar 2 não chega ao grande ecrã o mundo da Disney prepara-se para abrir as portas a um parque temático intitulado Pandora – O Mundo de Avatar.