Apanha se Puderes é o novo concurso da TVI e será a nova aposta da estação para o final da tarde. Cristina Ferreira e Pedro Teixeira são a dupla anfitriã do novo programa, onde os concorrentes poderão ganhar prémios no valor de 50 mil euros.

O certame estreia a 13 de março, às 19 horas, e os prémios podem incluir viagens, conjuntos de home cinema, motociclos e veículos novos. Durante a apresentação do programa à imprensa, Cristina Ferreira admitiu que o concurso está a superar as expectativas.

Está a ser tão divertido”, afirmou. “Já sentíamos que era um grande programa de televisão”, continuou. “Hoje, ao gravarmos os primeiros programas, sentimos que estamos no sítio certo e com as pessoas certas.

Bruno Santos acrescentou que a nova aposta é um formato novo, diferente e “uma lufada de ar fresco” no horário de final de tarde. O diretor de programação do quarto canal considerou ser um programa familiar e inovador, por aliar o conceito de um concurso de cultura geral com um conjunto de provas físicas.

Os participantes irão dividir-se em duplas: um dos concorrentes ficará com a apresentadora para responder a perguntas de forma a ganhar tempo. O tempo que conseguir reunir com as respostas certas é aquele que o seu parceiro terá disponível para apanhar o maior número de prémios que conseguir.

Apanha se Puderes é inspirado no modelo israelita Raid the Cage. A versão original estreou em Israel em 2013 e já foi replicado em vários países: incluindo os Estados Unidos da América, a Rússia e a China.

Ferreira, no evento de apresentação, referiu estar feliz porque Portugal é o primeiro país a escolher uma mulher para conduzir o ‘Apanha se Puderes’. A apresentadora do Você na TV é a primeira a guiar o formato, mas já existiram várias mulheres a apresentá-lo. A primeira adaptação do modelo israelita foi feita na China e teve a jovem Zhang Chunye como co-apresentadora.

Em 2014, a modelo Ivana Nadal foi uma das caras de Escape Perfecto, a versão argentina do programa, e um ano mais tarde Natalia Valenzuela foi co-anfitriã do concurso na Colômbia.

Apanha se Puderes terá transmissão regular de segunda a sexta-feira, às 19 horas, na TVI.