Será nos dias 2 e 3 de setembro que as cidades de Porto e Gaia recebem, dez anos depois, uma etapa da Red Bull Air Race. Trata-se da sexta e antepenúltima fase da prova.

Esta competição já não uma novidade para a Invicta. Entre 2007 e 2009 foram mais de um milhão de pessoas a assistir nas margens do rio Douro. O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirma que o regresso da prova à cidade do Porto é “uma grande conquista para a cidade“.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, defende que “a Red Bull Air Race traz a Vila Nova de Gaia e ao Porto a centralidade mundial através de um espetacular evento internacional“.

Depois da primeira etapa em Abu Dhabi, a prova irá passar por Estados Unidos da América, Japão, Hungria e Rússia até chegar a terras lusas. A competição segue depois para a Alemanha e irá passar novamente em território norte-americano, onde termina a 15 de outubro.

Após a primeira etapa, Martin Sonka, Juan Velarde e Pete McLeod ocupam o pódio da Masterclass. Daniel Ryfa, Florian Berger e Mélanie Astles figuram as primeira posições da Challenger Class.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal salientou a “excelente promoção turística” que o evento proporciona. Assegurou ainda que “quem nos vai visitar agora vai querer voltar noutra altura do ano“.