foto de Floret Arquitectura

Vida americana retratada em exposição fotográfica no Porto

A vida americana vai ser retratada numa exposição fotográfica da autoria de Christopher Morris. A exposição Americanos será inaugurada no dia 11 de março (sábado) no Mira Fórum, Porto, e aí irá manter-se até ao dia 15 de abril.

O ensaio fotográfico retrata a vida e sociedade americana através da lente e perspetiva do norte-americano Christopher Morris, um dos mais conceituados fotógrafos da atualidade e dono de um currículo invejável. Nas suas próprias palavras:

“O meu trabalho sobre os Estados Unidos da América tem sido desde sempre uma tentativa de encontrar imagens que se relacionem com o meu estado de espírito sobre o meu próprio país. Por vezes senti um país com os olhos tão tapados pelo vermelho, branco e azul, que se tornou cego. Cego pelo nacionalismo. Outras vezes, uma nação em crise extrema, num sentimento de depressão. Guerras longas e contínuas e uma economia que parece precipitar o país nesta perda de otimismo. As imagens, que vejo e sinto, são o meu estudo antropológico sobre um período da história dos EUA. Espero que passem no teste do tempo.”

A exposição “Americanos”, evento levado a cabo através de uma parceria entre o Mira Forum, a Estação Imagem e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, tem entrada livre e os interessados podem visitar a exposição de terça a sábado entre as 15h e as 19h.

O comissário da exposição é Luís Vasconcelos, o qual firmou: “Ao longo dos anos, Morris tem desenvolvido um trabalho sobre os americanos que já foi exposto várias vezes e publicado em livros, mas nunca com o alinhamento e a escolha de fotografias que estão nesta exposição. É um trabalho intemporal este que aqui vos apresentamos, onde os americanos olham mais para dentro de si próprios do que para o exterior, onde a solidão habita as pessoas fotografadas, e em que as armas, a bandeira e a guerra criam uma atmosfera tensa e pesada.”

O local de exposição será o Mira Forum. Localizado em Campanhã, Porto, e inaugurado a 5 de outubro de 2013 ,é um lugar interdisciplinar que se distingue pela diversidade de oferta. Assumindo o papel de centro cultural, o Mira Forum é local de apresentações e lançamentos de livros, conferências, debates, peças de teatro, espetáculos de dança, concerto, exposições etc.

Christopher Morris: uma carreira em fotografia e moda

Christopher Morris nasceu em 1958, na Califórnia. Começando a sua carreira como fotojornalista, atualmente tem vindo a desenvolver outro registo, mais na linha documental, como prova este ensaio fotográfico. Em simultâneo com a sua atividade de fotojornalista, Morris alargou o seu trabalho ao mundo da moda.
Recebeu vários prémios, destacando-se a Medalha de Ouro Robert Capa, o Prémio Olivier Rebbot, o Prémio Jornalismo do Overseas Press Club, dois Infinity Awards de fotojornalismo do International Center of Photography em Nova Iorque, o PDN Look Fashion Editorial Award, bem como numerosos prémios da World Press Photo.
Morris é membro fundador da Agência VII de fotojornalismo, sediada em Nova Iorque. Atualmente vive em Paris.
Foto de Luís Barra | Expresso
Mais Artigos
Bruno Nogueira Princípio, Meio e Fim
‘Princípio, Meio e Fim’ ganha versão exclusiva na OPTO