A agência espacial norte-americana, NASA, desenvolveu uma impressora 3D de pizzas chamada Chef3D. O objetivo do projeto é a utilização da impressão 3D para preparar comida para os astronautas na viagem até Marte.

O Chef3D foi desenvolvido em parceria com a BeeHex, uma start-up que nasceu de um contrato de 125 mil dólares com a agência espacial. A impressora utiliza massa crua, tomate, queijo e outros ingredientes para imprimir as pizzas, mesmo com formas irregulares (como podes ver pela imagem deste artigo), no momento. Depois, é só levá-las ao forno.

Numa viagem espacial até Marte ou outro planeta é impossível garantir a frescura dos ingredientes para a impressora. Por isso são utilizados ingredientes em pó, que depois são transformados em algo mais saboroso, certamente.

Outra das valências da impressora é a personalização nutricional da pizza. Podem ser usados ingredientes com mais ou menos fibra, maior ou menor índice de matéria gorda, ou até de açúcares.

Recentemente, a empresa anunciou que angariou fundos para comercializar a impressora nos Estados Unidos da América, e fechou uma parceria com um fabricante de pizzas para continuarem o desenvolvimento do Chef3D em conjunto.

Outras invenções com o selo da NASA

Esta está longe de ser a única invenção com potencial revolucionário a sair da NASA. Na década de 1960 desenvolveram a espuma com memória, e na seguinte criaram o primeiro revestimento anti-corrosão. É também graças a esta agência espacial que temos lentes resistentes a riscos.