Neste dia de estreias nas salas de cinema portuguesas, o Espalha-Factos aconselha-te a ver o filme Neruda, do chileno Pablo Larraín.

Neruda

Após a estreia de Jackie, Neruda torna-se o segundo filme realizado por Pablo Larraín a chegar este ano a Portugal. Submissão do Chile para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, esta longa-metragem de 107 minutos é – como o seu título sugere – uma película biográfica do poeta Pablo Neruda, pseudónimo do chileno Ricardo Reyes Basoalto. Luis Gnecco interpreta o vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 1971, neste filme que retrata a vida de Neruda no final dos anos 40, altura em que era perseguido por se ter juntado ao Partido Comunista. Esta fita aclamada pela crítica conta ainda com o famoso Gael García Bernal no papel do inspector Óscar Peluchonneau e podes ver as suas sessões aqui.

Outras Estreias

A Autópsia de Jane Doe

A Autópsia de Jane Doe marca a estreia do realizador norueguês André Øvredal no cinema inglês. Este é um filme de terror que apresenta ao público Tommy (Brian Cox) e Austin (Emile Hirsch) Tilden, pai e filho que trabalham como médicos legistas e recebem o corpo de uma jovem (Ophelia Lovibond) que não apresenta qualquer causa aparente de morte. Podes ver as sessões deste filme aqui.

Antes de Vos Deixar

Uma estudante vive o seu último dia de vida todos os dias durante uma semana: esta é a premissa de Before I Fall. Presa neste loop, Samantha (Zoey Deutch) procura descobrir a causa da sua morte e tudo aquilo que pode estar prestes a perder. Vê aqui as sessões deste filme.

Kong: A Ilha da Caveira

Kong: Skull Island é um dos blockbusters de (pré) verão mais esperados do ano. Com um elenco que tem nomes como Tom Hiddleston (James Conrad),  Brie Larson (Mason Weaver) e Samuel L. Jackson (Preston Packard), este filme apresenta o mítico gorila gigante a um grupo de exploradores que viajaram até uma ilha no oceano Pacífico sem saber o que iriam encontrar. Podes ver aqui as sessões desta película que, segundo rumores, servirá como setup para um futuro filme que colocará King Kong e Godzilla frente-a-frente.

São Jorge

Foi pelo seu papel neste filme que Nuno Lopes venceu o Prémio Orizzonti de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza. Realizado por Marco Martins, São Jorge é um filme português que se centra na vida de Jorge, um ex-pugilista que se torna num cobrador de dívidas de modo a pagar a sua própria dívida e a não perder a sua mulher e filho. No entanto, este emprego irá conduzir Jorge a um mundo de crime. Podes ver aqui as sessões desta fita.

Um Reino Unido

Uma longa-metragem realizada por Amma Asante, Um Reino Unido é uma história verídica sobre o relacionamento entre o primeiro Presidente do Botswana (Seretse Khama, interpretado por David Oyelowo) e uma mulher londrina chamada Ruth Williams (Rosamund Pike), romance este que levou a oposição internacional no final da década de 40. Clica aqui para veres as sessões deste filme.