O mês de fevereiro é já conhecido pelo frenesim que se cria em redor da Mobile World Congress (MWC), quando toda a indústria eletrónica se junta na cidade de Barcelona, em Espanha, para um evento megalómano onde são apresentados ao mundo os novos equipamentos de algumas das marcas mais conhecidas como Nokia, Sony, Motorola e Huawei.
O evento, que teve início a 27 de fevereiro e terminou a 2 de março, não contou com a presença da Samsung nem com a apresentação do seu próximo smartphone, Galaxy S8. O motivo da ausência, especula-se, deveu-se essencialmente aos acontecimentos que resultaram do infame Note 7, o que poderá ter levado a empresa a apostar num maior, e mais eficiente, controlo de qualidade para o seu novo equipamento de modo a evitar situações desagradáveis como as que testemunhámos anteriormente.
Lembra: Samsung desiste do Galaxy Note 7
Ainda assim, foram muitos os produtos anunciados e estes foram aqueles que mais se destacaram pela positiva:
LG foi a estrela da MWC com o seu LG G6

A LG precisava de regressar em forma depois do seu modelo anterior se ter revelado um autêntico fracasso, devido à estrutura modular que, embora tenha primado pela originalidade, falhou redondamente em trazer algo de novo e refrescante ao mercado. Isto, aliado a um design pobre e nada atrativo, fez com que o LG G5 caísse muito rapidamente em esquecimento.
Recorda: MWC 2016: LG G5 chega com novos “amigos”
Com o seu novo G6, a empresa pretende voltar a afirmar-se perante os consumidores como uma marca de confiança e o seu novo smartphone é um excelente retorno sem, porém, correr riscos desnecessários como aquando do G5. Desta vez sem módulos como apêndice, o novo equipamento da LG vem equipado com um display LCD com 5.7″ e, de modo a ser possível a utilização com uma só mão, foram reduzidas as margens superiores e inferiores do ecrã, revelando um ecrã proeminente e esteticamente apelativo. Além disso, é também o primeiro equipamento da gama G a ser totalmente resistente à água e ao pó, uma adição que irá satisfazer muitos utilizadores.
O processador é o Snapdragon 821 e a memória RAM do equipamento totaliza os 4GB.
Nokia 3310

Após 17 anos de ausência, o clássico indestrutível da Nokia regressa ao mercado de cara lavada – e embora não possa ser considerado um smartphone, é sem dúvida o dumbphone mais fofinho e inteligente que existe. A nível estético, o novo 3310 é semelhante ao seu antecessor, sendo a única diferença as várias cores em que o novo modelo pode ser adquirido e a presença de um display melhorado com tonalidades mais ricas e saturadas.
Lê também: O Nokia 3310 voltou numa versão melhorada
Fora isso, cumpre todas as funções do seu antecessor: além do velhinho – mas clássico – jogo Snake, é possível fazer chamadas, responder a mensagens e até mesmo navegar na internet através do browser Opera Mini. Ainda assim, será impossível utilizar o WhatsApp ou qualquer outra aplicação de chat no novo modelo.
Smartphones Nokia a correr Android? Sim.

Se o glorioso retorno do 3310 não foi suficiente para te mostrar que a Nokia pretende voltar em força ao mercado mobile atenta nisto: a Nokia terá, a partir de hoje, smartphones com o sistema operativo Android e todos eles serão vendidos abaixo de $300 (ou 280 euros, aproximadamente).
Lê mais: Nokia 6: primeiro smartphone com Android anunciado
São eles o Nokia 3 (display de 5″), Nokia 5 (display de 5.2″ e sensor de impressão digital) e, por fim, Nokia 6 (display de 5.5″ e sensor de impressão digital).
Todos estes modelos serão lançados com a última versão do Android e, consequentemente, com o Google Assistant, o assistente pessoal criado pela Google, e espera-se que cheguem à Europa no início da primavera.
Sony Xperia XZ Premium

O novo smartphone da Sony vem munido de um arsenal que promete deixar todos os amantes de gadgets entusiasmados. Para começar, o ecrã LCD 4K conta com 801 pixels em cada uma das suas 5.5 polegadas – o dobro do que podes encontrar no iPhone 7 Plus. Há apenas um problema, a tecnologia LCD não é compatível com a plataforma de realidade virtual da Google, a Google Daydream.
Em compensação, os utilizadores podem esperar encontrar a câmara fotográfica com 19 megapixels, processador Snapdragon 835 – o modelo mais avançado até à data –, 4GB de memória RAM, resistência ao pó e à água e ainda áudio de alta resolução.
Moto G5 e G5 Plus

Os telemóveis de gama média da Motorola têm vindo a conquistar o mercado nos últimos anos graças à relação entre o preço, a qualidade de fabrico e de design dos equipamentos e ainda o elevado nível de performance que prometem.
Mais uma vez a empresa norte-americana não desiludiu, e apresentou em Barcelona dois novos modelos, o Moto G5 e G5 Plus. O primeiro modelo, cujo preço deverá rondar os 199 euros, contará com um ecrã com 1080p de 5″, uma bateria com 2,800mAh de capacidade, processador Snapdragon 430 e ainda com uma câmara traseira de 13 megapixels.
Já o G5 Plus, com ecrã full HD de 5,2″ e processador Snapdragon 625 irá custar cerca de 215 euros. Ambos virão com 2GB de memória RAM e serão lançados com a versão 7.1 do Android Nougat já instalada.
BlackBerry KEYone

É já em abril que chega às lojas o novo telemóvel da BlackBerry. Chama-se KEYone, foi produzido pela TCL e vem com o tradicional teclado que os utilizadores fieis à marca facilmente reconhecerão. Mas há diferenças, claro: o novo equipamento é revestido num alumínio suave e delicado e, além disso, conta ainda com um display Gorilla Glass, afirmando-se resistente a riscos, de 5″ e com uma câmara de 12 megapixels com sensor da Sony e uma bateria de 3,505 mAh.
O KEYone virá com o Android 7.1 Nougat, a última versão do sistema operativo até à data, e irá custar cerca de 600 euros.