Na sequência da recente visita do primeiro-ministro António Costa à Índia e segundo o jornal The Times of India, os dois países iniciaram negociações para que em breve existam voos diretos entre Lisboa e Goa. Goa é o mais pequeno dos estados indianos e nos seus antecedentes destaca-se uma forte ligação a Portugal.

A delegação portuguesa que se deslocou à Índia foi liderada por Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, que se reuniu com o ministro do Turismo indiano, Dilip Parulekar. Para além da ligação direta, a vontade dos dois países é encorajar o turismo entre os dois Estados, daí as reuniões com outras autoridades locais.

Um funcionário da delegação portuguesa referiu que “a existência de voos diretos entre Portugal e Goa não só aproximaria as duas entidades, mas também ajudaria turistas de outros países da União Europeia”.

Ainda de acordo com o jornal indiano, “para promover o investimento na economia portuguesa, Portugal ofereceu incentivos especiais para os goeses que invistam” no país. Um destes incentivos são vistos de múltipla entrada para aqueles que invistam nos setores da saúde e do turismo.

Fonte: pt.wikipedia.org

Relações entre Portugal e Goa

Em 1510, Goa tornou-se capital do Estado Português da Índia. Deixou de ser portuguesa em 1961, depois de 451 anos de colonização.

A nossa cultura ainda é muito visível em Goa nos dias de hoje, nomeadamente nas igrejas católicas onde se reza a Nossa Senhora de Fátima, em vários jardins com nomes de personalidades portuguesas como é o caso de Garcia de Orta e também nas inúmeras referências a Portugal, especialmente a nível do comércio.

Fonte: armandoisaac.blogs.sapo.pt

A língua portuguesa ainda é utilizada em Goa, apesar de não ser a sua língua oficial. A presença portuguesa é também visível no nome de umas das suas principais cidades, Vasco da Gama, para além de Pangim, Mapuçá e Margão.

O que visitar?

Em 2014, Goa recebeu o prémio de Melhor Destino Indiano para Relaxar, entregue pela publicação Lonely Planet, e esta popularidade em muito se deve às suas intermináveis praias com o mar sempre a uma temperatura bastante quente.

A praia de Colva é uma das mais conhecidas, principalmente devido aos passeios de lancha, jet ski e parapente. Ao longo da praia as mulheres locais secam os peixes sob grandes redes de forma a afastar as aves.

Fonte: conexaolusofona.org

Goa Velha é a antiga capital colonial, daí apresentar a arquitetura e diversos monumentos que recordam a época de colonização portuguesa, como por exemplo a Basílica do Bom Jesus. Faz parte do conjunto de Igrejas e Conventos de Goa que são considerados Património da Humanidade pela UNESCO.

Fonte: churchtimings.com

O Mercado de Mapusa acontece todas as sextas-feiras e é uma forte atração turística pela grande variedade de produtos desde jóias, tecidos até especiarias, frutas e legumes. Teve um importante papel no desenvolvimento e afirmação de Mapuçá enquanto cidade de características comerciais.

Fonte: myyard-mariana.blogspot.pt