When We Rise estreia no domingo, dia 5 de março, às 23h no TVSéries. Uma semana depois da primeira exibição nos EUA, na ABC, o drama documental chega às televisões portuguesas.

Constituída por oito episódios, esta minissérie retrata o início da luta pela igualdade de direitos na afirmação da comunidade lésbica, gay, bissexual e transgénero. Guy Pearce, no papel de Cleve Jones, narra o combate político e os conflitos pessoais daqueles que, pela primeira vez, se uniram na fundação do ativismo LGBT.

Realizada por Gus Van Sant, When We Rise conta ainda com a assinatura de Dustin Lance Black no argumento. Vencedor do Oscar de melhor argumento original em 2009, com o filme Milk, o argumentista norte-americano reflete, novamente, sobre as temáticas da igualdade e da identidade de género.

Depois de retratado o papel de Harvey Milk na constituição do movimento pelos direitos dos homossexuais, acompanhamos agora a história do seu sucessor. Cleve Jones trabalhou lado a lado com Milk, durante as suas campanhas, e deu continuidade ao seu projeto, após o seu homicídio, em 1978.

A cidade de São Francisco, na Califórnia, é o palco desta luta memorável, que viria a motivar conquistas históricas. When We Rise dá-nos a conhecer alguns dos protagonistas que foram responsáveis por este triunfo.

Roma Guy, Pat Norman e Del Martin, interpretados respetivamente por Mary-Louise Parker, Whoopi Goldberg e Rosie O’Donnell, são três das personagens que, com coragem, se ergueram a favor da igualdade livre de discriminação.

Relembrar e encorajar o ativismo

When We Rise

 

When We Rise surge num momento em que somos constantemente relembrados de que os nossos direitos podem, em qualquer altura, ser ameaçados. Devemos, por isso, recordar, igualmente, os triunfos e sucessos da história da humanidade e herdar a força destes protagonistas.

A violência e os sacrifícios vivenciados por gerações anteriores são representados em extraordinária conformidade com a realidade que nos tem vindo a ser relatada. Aquilo que hoje nos parece inconcebível foi outrora regra universal e prática comum.

When We Rise homenageia todos aqueles, e não só os membros da comunidade LGBT, que combateram o medo, a vergonha, o estigma, a humilhação e o silenciamento.

Talvez seja um apelo a todos nós, para que mantenhamos um papel ativo na reivindicação dos direitos à igualdade e no combate à discriminação. Marcado por diálogos ricos e intensos, este drama documental é um hino de resistência.