É já nos dias 20 e 21 de março que decorre em Milão o Shaping a Creative Future, um evento onde alunos e professores de Yale e do Politecnico Di Milano – duas escolas de gestão – terão a possibilidade de ouvir e discutir novas formas de fazer e produzir moda.

O Shaping a Creative Future procura explorar, estudar e discutir a relação entre a criatividade e a sustentabilidade através de debates sobre quatro temas centrais: Herança da Marca e Valor de Mercado, Design Para a Sustentabilidade Através da Inovação e Tradição, Sustentabilidade e Criação de Valor, e ainda Impulsionar a Excelência Criativa.

O evento surge numa altura em que o conceito de inovação está cada vez mais relacionado  e inerente ao de responsabilidade.

O primeiro dia do evento acontece na Fundação Prada, em Milão, e dará oportunidade aos alunos e professores de conhecer representantes de empresas e associações, desenvolver uma perspetiva crítica e criar um ponto de partida para a discussão e conversa do dia seguinte.

O segundo dia terá lugar na sede da Prada, onde se irão reunir empresários e porta-vozes de organizações internacionais, para uma discussão moderada pelos professores da Yale School of Management e do Politecnico Di Milano. 

Esta iniciativa faz parte de um projeto elaborado por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli, CEO da Prada, que já há alguns anos demonstra interesse e preocupação pela responsabilidade social das empresas do grupo Prada.

A responsabilidade social e a sustentabilidade são temáticas com as quais as empresas e indústrias, cada vez mais, manifestam preocupação, nomeadamente a indústria da moda.