O “Lisboa por Dentro” vai transformar a sala de reuniões públicas da Câmara Municipal de Lisboa no palco de um jogo teatral, levar danças e cantares portugueses ao Mercado de Santa Clara e ainda encher o Teatro Maria Matos de crianças.

A EGEAC, empresa municipal de gestão de equipamentos culturais de Lisboa, convida, de 5 de março a 8 de abril, a “entrar na intimidade da cidade, abrindo portas a espaços emblemáticos e pouco acessíveis através de sugestões culturais que passam pela música, literatura, teatro ou dança”, como referiu na última segunda.

O programa ‘Lisboa por Dentro’

A primeira iniciativa, O dia em que o teatro é das crianças, decorre dia 5 de março e as crianças são convidadas a conhecer os bastidores do Teatro Maria Matos.

Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a iniciativa Cantar com sentido abre as portas do renovado Cineteatro Capitólio do Parque Mayer, onde decorrerão o lançamento da coleção de livros infantis Antiprincesas, que relatam as histórias de Violeta Parra, Frida Kahlo e Juana Azurduy. Neste dia também será exibido a curta-metragem Cantar com sentido, de Leonardo Beltrán, sobre a vida de Violeta Parra, e um concerto da cantora brasileira Mallu Magalhães.

Durante o mês de março, a Antena 1 transmitirá a réplica de um programa transmitido no Chile na década de 1950, “Canta Violeta Parra” e dia 8 de abril, Aline Frazão, Lula Pena Mísia e Rita Redshoes homenagearão a cantora chilena num concerto que se realizará também no Cineteatro Capitólio.

Nos dias 12 e 19 de março, o Mercado de Santa Clara recebe Ciranda, uma dança comunitária para todas as idades e sem limites de participantes, que se fará acompanhar por uma orquestra de câmara que interpretará canções tradicionais portuguesas ao vivo.

De 23 a 26 de março, a sala onde decorrem as sessões públicas da Câmara Municipal de Lisboa será o palco de The Money, um jogo teatral em que o público “pode ser uma testemunha silenciosa, que não intervém e apenas observa, ou pode optar por ser um/a Jogador/a que decide, em conjunto com os restantes jogadores, o destino das receitas de bilheteira do próprio espectáculo”.

Para além de todas estas iniciativas, Lisboa por Dentro incluirá visitas guiadas ao Aeroporto Humberto Delgado, à Galeria Técnica do Parque das Nações, ao Reservatório da Patriarcal e às Galerias Subterrâneas da Rua da Prata.