Este adorável pássaro com uma figura, no mínimo, engraçada, tem vindo a ser um fenómeno na Internet devido a um vírus ter provocado a queda das suas penas.

Rhea sofre da doença Psittacine Beak and Feather Disease (PBFD). Este vírus fez com que todas as suas penas caíssem, conferindo-lhe um aspeto muito parecido com um frango, segundo o que dizem aqueles que a seguem nas redes sociais.

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Esta fêmea com dois anos de idade foi resgatada em julho de 2016 pela Back Bay Veterinary Clinic, em Boston, Massachussetts. Mais tarde, foi adotada por Isabella Eisenmann, que criou uma conta no Instagram para Rhea e que atingiu um sucesso completamente inesperado.

Rhea e Isabella | Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Rhea e Isabella | Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

O fenómeno das redes sociais

Segundo Isabella, designer gráfica de 23 anos, no início esta recebeu “bastantes críticas negativas relativamente à aparência de Rhea”.

Para ela, não importava a sua aparência e quis mostrar às pessoas que “ser diferente pode também significar beleza”. Mais do que isso,  “desejava que as pessoas aprendessem a aceitá-la e, mais importante ainda, que aqueles que também eram diferentes se aceitassem a eles mesmos, assim como a Rhea se aceita e gosta de si mesma.

Rhea tornou-se numa verdadeira porta-voz de todos os pássaros que sofrem desta terrível doença. A sua conta no Instagram conta já com mais de 281.000 seguidores ativos.

Lá, são tiradas e postadas fotografias e vídeos da aparência peculiar da pequena estrela, que intriga aqueles que descobrem o perfil e se tornam, de imediato, também seus fãs. Nestes vídeos ela “fala”, “dança” e “canta” como qualquer outro pássaro perfeitamente saudável.

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Rhea vestida a rigor

Isabella manteve ainda contacto com várias pessoas por todo o mundo que possuem pássaros com PBFD e afirma que “ler as suas histórias e saber que existem outras pessoas por aí que lhes proporcionaram uma segunda chance dá-me esperança”.

Para além disso, os seguidores de Rhea nas redes sociais presentearam-nas com roupas feitas à medida, para que esta permanecesse quente e confortável naqueles dias mais frios, “visto que como não possui penas que protejam a sua pele, ela fica com frio muito facilmente”. Por esta razão, “aquecer o apartamento é extremamente importante, assim como cobrir a sua gaiola com mantas, todas as noites, que é essencial”.

Vê alguns dos outfits que a pequena Rhea usa no dia-a-dia para se manter quente:

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

 

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

Amante de animais, Isabella tem também um amigo de quatro patas. O cão Nickie, de 15 anos e raça Yorkie, também se apaixonou por Rhea a partir do primeiro momento em que a viu, apesar da sua rara doença. Isabella revela que é uma “verdadeira apaixonada por animais”, pelo que quando a adotou os seus amigos e família não ficaram de todo surpreendidos.

Rhea e Nickie | Fotografia: @rhea_thenakedbirdie

PBFD e as suas limitações

Isabella explica: “a PBFD ataca os folículos das penas, o bico e as garras do pássaro, causando uma progressiva queda e malformação dos mesmos, assim como necrose”, embora refira que o caso de Rhea esteja ainda sob controlo para já.

Segundo a sua dona, “Rhea não pode voar mas é muito teimosa e está sempre a insitir, ela não tem medo de nada”. Isabella vai ainda mais longe: “é a sua atitude, espírito alegre e felicidade em viver que fascina aqueles que a querem conhecer, é como se ela não tivesse qualquer noção que está doente”.

Infelizmente, não há nenhuma cura ou tratamento para a PBFD. Isabella agredece, no fundo, a todos aqueles que tiraram algum tempo e esforço por tornar a vida de Rhea melhor: “as cartas, mensagens, roupas, brinquedos que ela recebeu dão-me esperança de que há efetivamente boas pessoas em todo o lado”.

Em baixo, vê um dos vídeos mais conhecidos de Rhea a cantar:

 

 Aproveita e dá uma olhadela ao Instagram da Rhea aqui.