A 6.ª edição do Mercado Gourmet decorre entre 3 e 5 de março no Campo Pequeno com uma ampla oferta de produtos gastronómicos e vinícolas de origem nacional. O Mercado combina a tradição culinária regional do nosso país com a inovação e criatividade de novos ingredientes e modos de confecionar os produtos.

Depois d’O Chocolate em Lisboa, neste evento estarão presentes 160 expositores e 180 projetos, das 12h às 21h30. É apresentada uma diversidade de produtos de diferentes regiões portuguesas desde queijos, enchidos, patês, conservas, azeite, doçaria, chocolate, ervas aromáticas, produtos biológicos até às bebidas que incluem chás, cervejas artesanais, gins, vinhos e licores. Esta seleção de bebidas ocupará o 1.º piso da praça enquanto os restantes produtos gourmet estarão na arena.

Fonte: facebook.com/Mercado.Gourmet

A organização

Vasco Cornélio, responsável de eventos e espetáculos do Campo Pequeno, afirmou que “o Mercado Gourmet tem um enorme potencial de exposição para pequenos produtores, os quais, desta forma, podem apresentar os seus produtos gourmet a novos públicos e angariar novos consumidores com um investimento reduzido”.

A organização pretende também que exista uma interação dos visitantes com os expositores, dando estes a conhecer as suas histórias e partilhando as curiosidades em relação a cada produto ou receita.

Fonte: facebook.com/Mercado.Gourmet

O padrinho do Mercado Gourmet

O chef José Besteiro, conhecido por Joe Best, é o padrinho deste Mercado. Destaca-se enquanto cozinheiro de autor, inventando as suas próprias receitas e formas de cozinhar e ainda por utilizar frequentemente ingredientes que não são muito conhecidos do público em geral.

Um dos seus principais projetos é o serviço Um chef em sua casa, no qual cozinha em casa do cliente menus que correspondam às respetivas preferências, assegurando a compra dos produtos, o serviço à mesa e até a limpeza da cozinha.

Recentemente, numa entrevista, referiu que o Mercado Gourmet “por experiência de edições anteriores, vai ser uma mostra da extrema capacidade de inspiração e adaptação das pessoas a novas formas de apresentar produtos de eleição. Já vi muitas coisas boas a desfilarem ao mais alto nível neste certame” e também que os visitantes poderão esperar “uma extrema capacidade inventiva e criativa da maioria dos expositores, além de produtos de excelência de presença habitual”.

Fonte: infocul.pt

O bilhete de entrada no Mercado custa 2€, com acesso à arena e ao 1ºpiso, valor que é dedutível em compras iguais ou superiores a 8€. Os menores de 16 anos não pagam bilhete desde que acompanhados por um adulto portador de bilhete válido.