Está concluído o leque de concorrentes à final do Festival da Canção. Na segunda noite de eliminatória para o certame que escolhe os representantes nacionais na Eurovisão, a vitória sorriu a Celina da Piedade (19 pontos), que foi seguida por Jorge Benvinda (17 pontos), Pedro Gonçalves (16 pontos) e Lena d’Água (14 pontos) na votação combinada do júri e do público.

A semifinal deste domingo foi bem mais eclética do que a primeira, com as canções escolhidas a evidenciarem isso mesmo. Música tradicional, pop-rock e até eletrónica estão na listagem de finalistas apuradas hoje.

Numa votação mais discrepante do que a da primeira semifinal, estamos agora de olhos postos no dia 6 de março. No Coliseu, o voto será dividido entre um júri regional, que substitui o ‘júri de sala’ das semifinais, e o público. Em caso de empate será o público a decidir.

Se ainda não ouviste as músicas apuradas, aproveita o momento:

Portugal subirá ao palco da Eurovisão na primeira semifinal, a 9 de maio. Desde 2010 que a canção portuguesa não consegue chegar à Grande Final, mesmo tendo ficado por pouco em 2014, quando Suzy ficou a um ponto do apuramento.

O nosso país é aquele que há mais anos concorre ao certame europeu sem conseguir levantar o troféu da vitória. Na edição deste ano serão 43 os países a disputar a vitória.