Há quase dois anos o Instagram implementou uma funcionalidade que permitia às marcas criar galerias de até dez imagens ou vídeos numa só publicação promocional. A espera chegou ao fim e agora essa mesma funcionalidade já se encontra disponível para todos os utilizadores da rede social.

Lembra: Instagram Stories provoca queda de 40% a Snapchat

Não é segredo que o Instagram tem procurado destacar-se do Snapchat, que tem vindo a perder utilizadores após a implementação da ferramenta Instagram Stories, e agora chega esta nova funcionalidade que irá, certamente, minimizar um dos maiores problemas enfrentados por qualquer utilizador da plataforma digital: o caos que muitas vezes se cria nos feeds pessoais de cada instagrammer.

Todos nós temos aquele amigo ou familiar que publica inúmeras fotografias em cadeia de uma festa de aniversário ou de umas férias afrodisíacas numa ilha distante, esquecendo por completo que está a inundar o mural dos seus seguidores com fotografias semelhantes do mesmo momento.

Esse pesadelo tem os dias contados. O Instagram anunciou esta quinta-feira no seu blog que todos os utilizadores poderão agora combinar até dez vídeos ou fotografias numa só publicação de maneira a enriquecer a forma como partilham o momento ideal com os seus seguidores, digamos que finalmente já podemos criar álbuns no Instagram. É uma nova, e mais completa, forma de contar histórias que, ao contrário das Instagram Stories, permanecerão ativas no perfil de cada utilizador até que este decida eliminá-las.

A opção para a criação de uma galeria estará disponível através de um novo ícone que pretende ilustrar um conjunto de fotografias – umas por cima das outras – como mostram as imagens abaixo.

Feito isso, basta apenas selecionares as fotografias ou vídeos que pretendes agrupar no teu post e publicar. A indicação de que uma publicação contém uma galeria é visível através de um conjunto de pontos azuis que indicam que há mais conteúdo que podes visualizar, deslizando o dedo para a direita e para a esquerda em cima da publicação.

Esta nova atualização chegará a todos os utilizadores, nas plataformas iOS e Android, durante o decorrer desta semana.