São muitos os que dizem que podemos encontrar esta iguaria no fim do arco-íris. À sobremesa, ao almoço, ao jantar, não existe uma altura específica em que se deva comer bacon, mas é certo que existem mil e uma formas de o preparar.

O site Popsugar selecionou alguns dos melhores chefes do mundo para partilharem as suas maravilhosas criações com este petisco. São (quase) infinitas as possibilidades de preparação deste “pedaço de céu“.

Ina Garten aposta na simplicidade e opta por deixar o bacon no forno durante 15-20 minutos até ficar bem crocante. Quem prova, não quer outra coisa. Podes seguir a receita, bastante fácil, no Food Network. Ou optar pelo bacon caramelizado da mesma autora.

Michael Symon apresenta uma sugestão tão demorada quanto deliciosa. O cozinheiro coloca as fatias de bacon a marinar durante dez dias num “banho” de especiarias que incluem sal, paprika, cominhos, pimenta vermelha, mel e açúcar amarelo.

Se preferes os sabores mais adocicados, a sugestão de Alex Guarnaschelli é a ideal para ti. Pimenta preta e açúcar amarelo são os segredos para um bacon bem saboroso.

Outra sugestão para os mais pacientes é a de Alton Brown, que deixa o bacon numa cama de sal, açúcar, cidra de maçã  e melaço durante três dias. No Twitter, costuma partilhar algumas dicas.

Para os amantes da combinação doce/salgado, a ideia de Bobby Flay vai parecer-te perfeita. Com vinagre, xarope de ácer, mostarda Dijon e harissa, esta solução pode ser um pouco mais complicada, mas o resultado vale a pena.

Por cá também existem bastantes e apetitosas possibilidades. A nossa escolha recaiu sobre a receita de tâmaras com bacon.

Ingredientes:
  • 1 Pacote de tâmaras sem caroço
  • 1 Embalagem de 200 gramas de bacon
  • Açúcar q.b
Preparação:
  • O primeiro passo é pré-aquecer o forno a 200.ºC.
  • Corte as fatias de bacon ao meio e envolva as fatias resultantes com uma tâmara cada.
  • Prenda os rolinhos com um palito e passe pelo açúcar amarelo.
  • Coloque no forno durante 15-20 minutos. Sirva quente ou frio.

Agora, com todos estes conhecimentos, estás pronto para colocar as mãos à obra e partilhar estes sabores com família e amigos.