2017, ano oficial para visitar Viseu é o nome da campanha de marketing colocada em prática pelo Município de Viseu, em conjunto com o Turismo do Centro, para atrair mais turistas ao coração de Portugal.

Os 5 V’s

Baseada em V´s (Viseu, Visitar, Viriato, Vinho e Vamos), a iniciativa envolve os viseenses no desenvolvimento do turismo na cidade, com o objetivo de “reavivar” o orgulho local e a identidade cultural. Durante o presente ano os habitantes da cidade serão anfitriões e embaixadores na promoção da cidade em Portugal e Espanha.

A aposta do Município surge em três eixos: cidade de Viriato com o seu património, mitos e lendas; cidade-jardim com a sua qualidade de vida e cultura e cidade vinhateira no que toca a enogastronomia. Um dos objetivos assumidos na campanha é o de afirmar Viseu como uma alternativa e/ou um complemento de destino fora do eixo litoral do país e dos grandes centros urbanos.

Viseu: uma cidade no coração de Portugal

No lançamento da campanha, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, referiu que o projeto tem como objetivo “lançar uma provocação positiva ao mercado nacional para que este redescubra uma cidade com 2500 anos de história, mas que também se requalifica, uma cidade da mesa, do vinho e da gastronomia, da natureza e do turismo ativo, proporcionando um conjunto de experiências a quem nos visita, e oferecendo um mix nas quatro estações do ano”.

Ao longo do ano serão promovidas iniciativas como uma exposição histórica e multimédia alusiva aos primeiros projetos de promoção turística de Viseu, a criação de um Guia Turístico e a seleção de personalidades nacionais e internacionais que serão ‘embaixadores’ de Viseu.

Viseu vai ser a Cidade Nacional Convidada da Bolsa de Turismo de Lisboa, em exposição na FIL (Parque das Nações) entre 15 e 19 de março. Espera-se que durante o ano as entidades hoteleiras da região acolham entre 180 e 190 mil turistas.

Fotografias retiradas de: http://www.cidadeviseu.com/galeria-de-fotos/view/3