Aqui estamos, meu povo: com apenas três episódios em falta, já se começa a sentir que The Vampire Diaries está lentamente a atar as pontas soltas e a preparar os seus protagonistas para o grande final. O novo episódio, intitulado The Lies Will Catch Up To You, estreou no canal The CW no dia 17 de fevereiro.

O título do episódio faz jus à situação atual de Stefan (Paul Wesley). Agora que ele é humano, todas as pessoas cujas mentes ele controlou enquanto era vampiro começam a recuperar as suas memórias. Há aqui um erro gigante na história, já que o mesmo não aconteceu quando Katherine (Nina Dobrev) ficou humana. Enfim.

Isto significa que Caroline (Candice King) tem de usar os seus poderes persuasivos e percorrer várias estações de polícia para ilibar o nome de Stefan. Ainda assim, Dorian (Demetrius Bridges) foi uma das vítimas controladas e agora recorda-se de que Stefan matou a sua família há uns anos atrás.

Dorian decide então raptar Stefan – como vimos no final do último episódio – e leva-o para o meio do mato, acabando por lhe dar um tiro. Tendo a cura dentro de si, Stefan não pode ser curado por sangue de vampiro mas, felizmente, Dorian arrepende-se do que fez e acaba por levá-lo para um hospital.

No final, Caroline está à beira da cama de Stefan e este acaba por romper a sua relação com ela, dizendo que ela estará melhor sem a presença dele. Todos sabemos que isto é verdade. Após oito temporadas, não podemos desculpar Stefan uma e outra vez pelos seus erros. Eventualmente, ele terá que aprender que tudo tem consequências.

Enquanto isso, Kai (Chris Wood) revela que, quando Matt (Zach Roerig) tocou o sino onze vezes, permitiu que ele voltasse do mundo dos mortos de forma parcial. O corpo dele está cá, mas ele não é capaz de sentir nada. Como tal, pede ajuda a Damon (Ian Somerhalder) e Alaric (Matt Davis) para o trazerem de volta de forma definitiva e, em troca, irá libertar Elena do seu feitiço.

Por falar em mortos, Bonnie (Kat Graham) entra em contacto com Cade (Wolé Parks) e descobre que, quando Enzo (Michael Malarkey) morreu, ela recuperou os seus poderes psíquicos e criou uma dimensão onde o espírito dele continua preso. Finalmente! Bonnie já por si é cativante, mas com os seus poderes eleva a fasquia a outro nível!

Alaric decide concentrar a atenção nas suas filhas e reúne-as de volta com Caroline, dizendo, contudo, que as crianças têm perdido controlo dos seus poderes ultimamente. Não sei bem qual será a relevância das gémeas e dos seus poderes de agora em diante mas certamente podemos esperar algo bombástico.

Cade descobre que Kai escapou do inferno e toma como missão ir atrás dele. Damon continua na esperança de que Kai mantenha a sua palavra, mas ele trai Damon, esfaqueando-o e escapando com o caixão de Elena. Ele sempre foi dos melhores vilões desta série, não sei o que passou pela cabeça desta gente ao acreditar que ele se podia redimir.

As peças do puzzle começam lentamente a juntar-se: Stefan está a pagar pelos seus erros, Bonnie continua decidida em trazer Enzo de volta, a possibilidade de acordar Elena parece cada vez mais real, e não há maneira de dizer quais destas personagens poderão efetivamente ir parar ao inferno. Com o final cada vez mais próximo, tenha pena de ver que estes últimos episódios têm sido simplesmente maravilhosos.

NOTA: 8/10