Frankfurt am Main é uma das maiores cidades da Alemanha, destacando-se por funcionar como centro financeiro e por ter um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Apesar das baixas temperaturas que se fazem sentir, vale a pena viajar até esta cidade, por isso o Espalha-Factos deixa-te algumas sugestões sobre o que visitar e que pratos típicos deves experimentar.

Rio Meno

Uma vez que a cidade é plana é uma ótima opção passear a pé, especialmente junto ao rio, onde no inverno até se vêem alguns bocados de gelo. Várias pontes atravessam o rio, das quais se destaca a Eiserner Steg (na imagem de destaque), sendo possível fazer um passeio de barco.

Outro meio de transporte muito útil é a bicicleta, não só nesta zona mas por toda a cidade, que está muito bem preparada para a sua utilização, nomeadamente em termos de zonas de estacionamento.

Ainda em relação aos transportes é curioso o facto de no metro, por exemplo, não ser necessário validar à entrada o bilhete ou o passe, pois parte-se do princípio que todas as pessoas o compram, sendo apenas necessária a sua apresentação se solicitada por um fiscal.

Kleinmarkthalle

Um mercado tradicional com os mais diversos tipos de produtos desde frutas, vegetais, pães a enchidos e especialidades locais mas também de outras regiões da Alemanha. É um autêntico espetáculo de cores, cheiros e sabores.

À entrada do mercado é ainda possível provar alguma comida típica alemã, como é o caso do currywurst, um prato à base de salsicha de porco cortada e temperada com um molho de tomate e caril, normalmente acompanhado por pão ou batatas fritas.

Altstadt

Corresponde à zona histórica da cidade. Os edifícios são mais antigos, sendo um dos mais importantes o Römer (na imagem), onde se localiza a câmara municipal. Várias construções desta zona tiveram de ser reabilitadas após a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial.

É uma das praças mais turísticas de Frankfurt, onde ocorrem diversos espetáculos de rua e no mês de dezembro acontece o conhecido Mercado de Natal.

Banco Central Europeu

A nova sede do Banco Central Europeu foi inaugurada em 2015 e é constituída por duas torres de vidro, ligadas por um átrio, com 185 metros de altura.

É um dos mais imponentes edifícios de toda a cidade de Frankfurt, como revela a sua arquitetura exterior, sendo também possível fazer uma visita guiada pelo interior das instalações.

Maintower

Subir a esta torre garante uma vista panorâmica sobre toda a cidade, pois é o quarto edifício mais alto de todo o país. É uma das principais atrações da cidade pela perspetiva que a sua plataforma de observação oferece.

Foi inaugurada em 2000 e é constituída por diversos escritórios, um restaurante, uma coleção de arte, entre outros.

Gastronomia típica

Para terminar, e como não podia deixar de ser, algumas sugestões gastronómicas: schnitzel, que é um bife panado acompanhado por um molho à base de ervas; eisbein, o tradicional joelho de porco alemão; apfelwein, vinho feito de maçã. Isto porque nem só de cerveja vive um alemão.

schnitzel-sofia-baptista-espalha-factos

Schnitzel

Fotografias: Sofia Baptista