Os blocos de notas são essenciais para quem gosta de ter algo à mão onde possa apontar tudo. A verdade é que, muitas vezes, a compra é desmedida, levando a que grande parte deles fiquem parados e inutilizados. No entanto, há formas de voltar a dar vida a estes cadernos. Como tudo o que apontamos vão ser memórias um dia, o Espalha-Factos traz cinco formas de dar o melhor uso ao papel parado, para mais tarde poder recordar.

Diário de bordo para viagens

Este diário de bordo consiste, precisamente, em relatar as nossas viagens. Fazer uma lista do necessário para a jornada, apontar os sítios que queres conhecer ou que monumentos pretendes visitar, são algumas das coisas a anotar. Para tornar o diário mais atrativo, podes também colar fotos da viagem, os bilhetes dos transportes utilizados, escrever o que mais gostaste de conhecer ou, ainda, descrever a cultura do país que visitaste (caso tenhas viajado para o estrangeiro).

Fonte: Pinterest

Análise musical, cinematográfica e literária

Porque não utilizar um dos cadernos para fazeres a tua crítica pessoal aos filmes que vês, livros que estás a ler ou músicas que ouves? Podes criar uma tabela classificativa, ajustada à tua maneira, fazer uma lista de favoritos do momento, escrever o que gostaste mais no filme/livro/música e o que gostaste menos. Este exercício é engraçado para, mais tarde, perceberes que gostos e preferências tinhas quando escreveste as críticas e se os mudaste ou não.

Fonte: Pinterest

Álbum de fotos personalizado

Um caderno parado pode significar também um novo álbum de fotografias. A vantagem é que podes personalizá-lo ao teu gosto. Colocas as tuas fotos favoritas, juntamente com a data em que foram captadas. Podes também adicionar uma pequena legenda e as pessoas com que estavas nesse momento.

Fonte: Pinterest

Bloco de frases favoritas

É sempre bom termos algumas frases em que nos possamos inspirar quando as coisas não correm tão bem. Quer sejam de livros, filmes, pensamentos de pessoas próximas ou mesmo ditos populares, desde que signifiquem alguma coisa para ti, são merecedores de estarem apontados para mais tarde recordar.

Fonte: Pinterest

Bullet Journal

O Bullet Journal é um sistema de planeamento diário, semanal ou mensal – fica ao critério de cada um – onde apontas as metas para esses períodos, as tuas reuniões, as refeições para a semana ou os exames. Uma espécie de agenda que podes complementar com outros elementos como os aniversários dos teus amigos e familiares, técnicas de auto-ajuda, fotos, wishlists, ideias para melhorar o teu estudo ou, ainda, a forma de encarar a vida. Torna-se, um pouco, a junção de todas as sugestões mencionadas anteriormente.