Nos próximos dias 7 e 8 de março o nosso país vai receber a Primeira Cimeira da Mulher, o Women Summit’17. O evento, a realizar no Palácio no Palácio da Bolsa no Porto, vai contar com a presença de 36 personalidades femininas, nacionais e internacionais, que vão debater a igualdade de género.

Organizada pela One World, uma revista portuense, a iniciativa coincide propositadamente com o Dia Internacional da Mulher e visa trazer para o debate a questão da igualdade de género nas áreas de  “Negócios & Empreendedorismo”, “Política & Sociedade”, “Ciência & Tecnologia” e “Arte & Cultura”.

Num momento em que dados da Eurostat revelam que Portugal é o país da União Europeia com maior diferença salarial entre homens e mulheres e o quarto que menos emprega o mulheres na área da tecnologia, 36 personalidades reúnem-se e discutem estes e outros problemas relacionados com a desigualdade de géneros.

Ouvir o que elas têm a dizer

Dessas 36 personalidades, serão 16 as oradoras, entre elas Ana Aragão, arquiteta e ilustradora, Susana Sargento, co-fundadora da Veniam e Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores do Continente.

A juntar a estas haverá uma Comissão de Honra de 20 mulheres, cujo papel na defesa da igualdade de género merece destaque, graças ao seu “currículo invejável e forte capacidade pública de divulgação da mensagem e valores em Portugal”, segundo se pode ler no site dedicado ao Women Summit.

Elvira Fortunato, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa e Directora do Centro de Investigação de Materiais, Isabel Mota, presidente indigitada da Fundação Calouste Gulbenkian e Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto são algumas das personalidades que constituem esta comissão.

Segundo a organização do evento, “poucos são os espaços que criam condições para realmente ouvir o que a Mulher tem a dizer sobre o mundo que a rodeia, seja nas áreas da economia, da política, das relações internacionais, da ciência ou da arte”, o que justifica a iniciativa como forma de dar a palavra às mulheres e ouvir o que elas têm a dizer sobre os mais variados temas da atualidade.

As inscrições para o Women Summit já estão abertas e o preço dos bilhetes varia entre os 300 e os 550 euros + IVA, dependendo, respetivamente, se permite a entrada para o dia da Conferência (8 de março), ou entrada para os dois dias, Jantar e Gala de Ópera.